Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2008 - 10:02

Intercâmbio de Basquete de Rua e Capoeira de São Paulo e Nova York


Acordo entre as escolas públicas será assinado no próximo dia 25 de abril, em São Paulo, nas presenças de técnicos brasileiros e norte-americanos, durante desafio internacional de basquetebol.

Mudar a realidade de alunos de escolas públicas, utilizando a prática esportiva para o exercício da cidadania responsável e solidária, buscando o fortalecimento da auto-estima, a partir de experiências bem sucedidas. Esse é um dos objetivos do Projeto Sports Partner Cities, que será lançado no próximo dia 25 de abril, às 15 horas, no CEOTP - Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Alameda Iraé, 35, no bairro de Moema, em São Paulo. O protocolo de intenções será assinado entre a SEME - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Associação Maritacas em Ação, LUB - Liga Urbana de Basquete e a PSAL - Public School Atlethic League (NY).

Neste dia, a SEME estará recepcionando uma delegação de 20 atletas, com idade entre 15 e 18 anos, e 10 técnicos norte-americanos. Pela manhã, os técnicos ministrarão um workshop para gestores esportivos das sub-prefeituras, coordenadores de equipamentos públicos, técnicos esportivos e professores de educação física das escolas municipais de São Paulo. À tarde, após a assinatura do protocolo, haverá um desafio internacional de basquete masculino e feminino, entre os jogadores do PSAL e LUB ALL STARS. Haverá roda de capoeira e participações de rappers, MCs, D.Js e Bboys. O jogo, com entrada franca, será aberto ao público.

O Sports Partner Cities faz parte do Programa Esporte e Cultura Urbanos da SEME e terá como foco a realização de várias atividades para a difusão do streetball e da capoeira, modalidades genuinamente americana e brasileira, que serão usadas para promover o intercâmbio e para a formulação de políticas públicas, a partir da cultura urbana. O acordo prevê a visita de grupos de técnicos e atletas às escolas de Nova York e São Paulo, workshops, campings, treinamentos e participação em competições esportivas.

O projeto foi idealizado pela Associação Maritacas em Ação e pela LUB - Liga Urbana de Basquete, que é a responsável pela chancela técnica no âmbito da cultura urbana. Um dos coordenadores é o ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquetebol Marcos Antonio Abdalla Leite, o Marquinhos (Campeão Mundial, com participação em três Olimpíadas e quatro Panamericanos). Hoje, como presidente da ONG Maritacas em Ação, ele trabalha para alavancar o basquetebol a partir do ambiente escolar. "A principal importância do projeto é proporcionar aos técnicos brasileiros, principalmente os que trabalham com a formação de crianças e adolescentes, informações privilegiadas sobre a inteligência esportiva norte-americana, mostrando que através do basquete podemos promover a inclusão social, combater a violência e mudar a cultura em relação à educação esportiva", disse Marquinhos.

Intercâmbio internacional - Como parte deste acordo, a SEME receberá entre 28 e 30 de maio, a visita do astro da NBA, Nate Archibald. O caráter da visita será técnico, e deverá estabelecer um planejamento do basquetebol/streetball nos âmbitos comunitário, escolar e de alto rendimento. Na oportunidade, Nate Archibald, contará com o apoio dos técnicos da SEME e de Alberto Bial, head coach da LUB - Liga Urbana de Basquete, no desenvolvimento do plano que visa alavancar o basquetebol no país, a partir da cidade de São Paulo.

No mês de agosto, uma delegação com cerca de 40 brasileiros visitará os Estados Unidos na qualidade de hóspedes oficiais da cidade de Nova York. A agenda inclui atividades esportivas e culturais, como as tradicionais competições de streetball que acontece no verão: o King Dome, no Harlem, bairro negro nova-iorquino e o One World Game que reúne as feras do streetball americano. Será a primeira vez que uma equipe brasileira participará dos mais legítimos torneios de streetball do planeta.

Já no mês de dezembro, será a vez de uma delegação americana com atletas, técnicos e dirigentes visitarem o Brasil, cumprindo o acordo estabelecido, incluindo também participação em atividades esportivas e culturais. | www.lub.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira