Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2008 - 10:09

Itajaí firma convênio com porto europeu para criação de escola portuária

A superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, assinou nesta terça feira um convênio de cooperação técnica com o Porto de Valência, na Espanha. O acordo visa a troca de informações para instalação em Itajaí de um Escola Portuária, voltada para a formação, capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores.

Eliane explica que a criação da escola já fazia parte dos planos da atual administração, mas que agora se tornou uma exigência da Secretaria Especial dos Portos. Uma portaria assinada pelo ministro Pedro Brito em fevereiro estabelece prazo até o fim do mês de maio para que os portos no Brasil criem as escolas, chamadas no documento de Centros de Treinamento Profissional (CTP).

A superintendente viajou para a Europa acompanhando comitiva empresarial à Holanda, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Depois de apresentar as oportunidades de investimento em Itajaí para os maiores empresários do setor, Eliane visitou os portos de Valência e Barcelona, na Espanha.

Os dois portos espanhóis são referência na relação com a cidade onde estão inseridos, além da formação continuada dos trabalhadores portuários. “No modelo adotado aqui é oferecida formação em vários níveis, desde a iniciação técnica até a pós-graduação”, explicou Eliane.

Com o convênio de cooperação assinado com o porto de Valência, a superintende espera ter em mãos as bases necessárias para a criação do CTP de Itajaí. “Pretendemos convocar toda a comunidade à nossa volta para discutir quais os melhores parâmetros para a nossa realidade. Além dos próprios trabalhadores e empresas do setor, vamos ouvir também a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para a construção coletiva da nossa Escola Portuária”, ressalta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira