Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2008 - 10:22

Tricô gera empregos e capacitação em Monte Sião

Atividade trazida pelos imigrantes italianos se moderniza e emprega 55% da população economicamente ativa da cidade de sul.

Introduzido por imigrantes italianos em 1887, o tricô continua sendo a principal forma motriz em Monte Sião. Na cidade de sul de Minas, o número de empregos diretos e indiretos gerados pela indústria de malharia retilínea passou de 6,5 mil em 2006 para 7,5 mil em 2007, o que corresponde a 55% da população economicamente ativa do município de 19,5 mil habitantes. E com a volta do tricô no topo da moda e aumento da demanda gerada por produtos de qualidade a preços competitivos, o setor deve gerar mais 400 empregos em 2008 comparado ao ano passado, segundo as estimativas da Associação Comercial e Industrial de Monte Sião (ACIMS).

De acordo com os dados da ACIMS, de novembro de 2007 a fevereiro de 2008 cerca de 300 profissionais foram contratados pelas 1200 indústrias e 800 lojas de malharia retilínea da cidade. A expectativa da ACIMS é de que haja mais 100 novas contratações no setor durante o mês de abril.

Segundo Tadeu Machado, presidente da ACIMS, a geração de novos postos de trabalho no setor têxtil é resultado do investimento da própria indústria local nos últimos anos, para produzir produtos de valor agregado e ganhar novos mercados. De 1998 a 2002, o setor investiu mais de US$ 73,5 milhões para modernizar seus processos de produção com teares importados e fios de última geração, mais leves e de melhor qualidade. A modelagem, antes artesanal, agora é desenvolvida por estilistas profissionais, para tornar as coleções modelos atuais, sintonizadas com as últimas tendências internacionais.

“Faltam profissionais especializados no setor”, confirma Machado. Para formar profissionais e empresários locais, a Associação Comercial promove em parceria com a Sebrae uma série de cursos de capacitação, que vão de vendas e crédito até tendências da moda, passando por modelagem, corte e costura. São programas que ajudam a preparar mais de 500 profissionais por ano.

Perfil da Fenat (www.fenat.com.br) – Promovida e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Monte Sião e prefeitura local, a Feira Nacional do Tricô é principal evento da moda inverno da região do Circuito das Malhas, e atrai todo ano milhares de compradores, tanto do varejo como do atacado, à cidade conhecida como capital nacional do tricô. Realizada entre os meses de abril e maio, a feira apresenta em estandes e desfiles coleções feminino e masculino, inclusive em tamanhos grandes, e infantil, inspiradas nas últimas tendências internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira