Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2018 - 07:38

Odebrecht Engenharia & Construção inicia comunicação nas redes sociais

Com aposta em diálogo com jovens.

São Paulo — Com objetivo de estabelecer maior conexão com estudantes e jovens profissionais, a Odebrecht Engenharia & Construção (OEC) lança hoje, dia 10 de setembro, canais próprios nas redes sociais, um blog de engenharia e um novo website.

Antes do lançamento das novas plataformas próprias, toda a comunicação digital da OEC era realizada por meio de canais da holding Odebrecht S.A., que desde 2017 adotou um novo papel, tornando-se uma “arquiteta estratégica” das participações que detém em diversos Negócios, os quais ganharam maior autonomia de gestão.

O trabalho de planejamento e criação das redes sociais foi desenvolvido pela agência CDN Comunicação. Para alinhamento global da presença digital da OEC, a agência ainda realizou workshops com comunicadores que atuam fora do Brasil e produziu guias e manuais para direcionamento de conceitos, identidades visuais e conteúdos com a “voz” da marca. O novo portal institucional (www.odebrechtengenharia.com) foi criado pela Sirius Interativa.

Pela primeira vez no Brasil ingressando no Facebook e Twitter, a construtora acostumada a inovar nos canteiros de obras buscará se diferenciar no universo das redes pelo conteúdo criativo e atraente sobre o universo da engenharia, com proposta de diálogo simples e direto. O objetivo é criar narrativas que despertem o interesse pela relevância dos assuntos e demonstrem o novo posicionamento da companhia: compromisso com transparência, ética e legado de qualidade técnica. Para isso, uma das estratégias da empresa é manter conteúdos institucionais preferencialmente em segundo plano. Os posts serão factuais sobre acontecimentos nos canteiros de obras, novidades sobre a empresa, inovação, engenharia no dia a dia, curiosidades e grandes obras inspiradoras no Brasil e no mundo.

Entre as “empresas dos sonhos” dos jovens — A Odebrecht foi a 5ª classificada entre as 100 empresas que os estudantes brasileiros sonham em trabalhar, segundo pesquisa da consultoria Universum, realizada em 2018. Para a edição deste ano participaram da pesquisa 14.582 estudantes, sendo que 11,89% deles escolheram a Odebrecht como a empregadora mais atrativa. No levantamento, a companhia ficou atrás apenas de Petrobras, Google, Governo Federal e Ambev.

Tal interesse também é refletido nas iniciativas de recrutamento. “O Programa de Estágio de Férias 2018 teve cerca de 57 mil inscritos em pouco mais de duas semanas”, informa Rodrigo Vilar, responsável por Marketing Institucional na construtora. “Essa procura e atenção do jovem nos sinalizou a importância de intensificar o relacionamento através das redes, uma dinâmica que nos permitirá atrair também outros stakeholders estratégicos”, destaca Vilar.

Novos Canais — O grande destaque do site será o blog da OEC. “A ideia é trabalhar com conteúdo lúdico e listas, uma espécie de ‘Buzzfeed’ do universo da Engenharia”, diz Vilar. O canal abordará curiosidades da área de engenharia como obras incríveis, materiais inusitados que podem ser utilizados na construção, animais engenheiros, e mulheres pioneiras na engenharia.

Já para a Facebook da empresa, que atua em 16 países, a aposta está na adoção de um modelo de página global inteligente, que direciona cada usuário sempre que exista uma página local ativa, como é caso das operações da OEC em Angola, Argentina, Colômbia, Equador, Gana, Moçambique, Panamá, Peru e República Dominicana, um universo que reúne aproximadamente 450 mil seguidores. “Quem estreia no Face é a operação do Brasil e estamos aproveitando essa oportunidade para dar mais uniformidade no conteúdo e identidade visual nas fanpages de outros mercados. Isso sem abrir mão da proximidade, mantendo a autonomia da gestão de conteúdo e da interação com os usuários pelas equipes locais de comunicação”, explica Vilar.

O Twitter (@oec_br), também considerado na estratégia da empresa pelo perfil interativo e objetivo, será uma importante ferramenta de comunicação com formadores de opinião, além de ser estratégico para monitoramento. A OEC busca uma presença ativa na plataforma.

Além do conteúdo criativo e inspiracional, a construtora adotará em seus canais sociais uma identidade visual mais leve, dando destaque às cores complementares da marca.

A OEC ainda prevê, até o final do ano, o lançamento de sua presença digital no LinkedIn e Instagram.

Capacidade técnica reconhecida — A Odebrecht Engenharia e Construção celebrou importantes conquistas para seu portfólio de obras neste ano. Em agosto foi anunciada como vencedora da licitação do Sistema Troncal de Ônibus da Região Metropolitana de Belém, no Pará, sendo o segundo contrato conquistado pela Odebrecht Engenharia e Construção no Brasil em 2018. Neste mesmo mês, teve ampliado o escopo de um contrato com o Aeroporto Internacional de Miami, um dos mais movimentados no mundo, para modernização do seu sistema logístico de transporte de bagagens. Em abril, a empresa fechou contrato com Furnas para transformar a Usina Termelétrica de Santa Cruz, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro, em Ciclo Combinado, usando turbinas a gás existentes e gás natural como combustível. Em maio, a OEC firmou um memorando de entendimentos para o desenvolvimento de estudos de engenharia para a construção do Centro Portuário São Mateus (CPSM), terminal marítimo privado localizado no município de São Mateus, no norte do Espírito Santo. A OEC ainda disputa uma licitação promovida pelo governo da Tanzânia para construção da hidrelétrica de Rufiji, na barragem de Stiegler's Gorge, no leste da África, projeto orçado em US$ 3 bilhões.

Odebrecht Engenharia e Construção — Ao longo de sua história de 74 anos, Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) foi responsável pela execução de mais de 2.500 obras de grande porte como usinas hidrelétricas, térmicas e nucleares, além de pontes, viadutos, túneis, linhas de metrôs e trens urbanos, aeroportos, portos, ferrovias e obras industriais. Em 2018, a OEC foi reconhecida pelo sexto ano consecutivo pelo Global Best Projects, da ENR, considerado o “Oscar da Engenharia”, pela obra da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo na categoria Pontes e Túneis. No ano passado, a OEC foi premiada pelos projetos do Aeroporto Internacional do Galeão (categoria Aeródromos) e do Parque Olímpico (categoria Esportes e Entretenimento), ambos no Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira