Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2018 - 07:47

Maracanã vai fazer parada para recuperação do gramado

O Maracanã informa que atendeu a um pedido da Greenleaf, empresa responsável pela manutenção do gramado, e a realização de partidas no estádio será interrompida entre os dias 13 e 22 de setembro e entre 24 de setembro e 03 de outubro para o trabalho de recuperação do campo de jogo. O Flamengo, Fluminense e Vasco já foram notificados sobre a decisão. Para honrar o compromisso com os torcedores e os clubes, a partida entre Flamengo e Atlético-MG, programada para o dia 23 de setembro, será mantida, uma vez que a venda de ingressos já havia sido iniciada. Além deste jogo, a partida do dia 04 de outubro, entre Fluminense e Deportivo Cuenca, pela Copa Sul-Americana, também será realizada no estádio devido à importância da competição. A decisão foi tomada em comum acordo entre os clubes e o Maracanã.

Apesar do intenso trabalho realizado para a recuperação contínua do gramado, a cobertura foi afetada pelo grande número de jogos realizados nos últimos dias - 13 partidas em 36 dias - a fim de atender a agenda dos clubes cariocas que atuam no Maracanã. Diferente da maioria das principais arenas do Brasil, o Maracanã recebe partidas de três times do Rio de Janeiro e é a casa principal de Flamengo e Fluminense.

Assim que foi identificado o desgaste do campo, a Greenleaf acionou a concessionária para realizar a recuperação imediata do campo. O excesso de jogos causou alta compactação do solo, disfunção do nivelamento e uma baixa densidade de folhas. A intervenção tem como objetivo acelerar a recuperação do gramado a fim de assegurar que o Maracanã ofereça condições adequadas para a realização de jogos até o fim do ano. Entre as atividades que serão realizadas neste período estão: a descompactação (perfuração do campo para amaciar o solo e acelerar o desenvolvimento das raízes), aeração (processo para diminuir o percentual de argila do solo a fim de deixá-lo mais arenoso), topdresser (aplicação mecânica de uma mistura de areia com substrato orgânico visando nivelar toda e qualquer imperfeição do campo) e fertilização da vegetação.

Além disso, a incidência solar no gramado diminui, especialmente no inverno, quando o sol muda de posição, prejudicando a iluminação natural e, consequentemente, o desenvolvimento da grama. Para equilibrar esse processo e atenuar a ausência de luz natural, a Greenleaf instalará uma lâmpada holandesa que produzirá uma iluminação artifical no estádio a fim de ajudar no crescimento da grama.

Fundada em 1988, a Greenleaf é pioneira no Brasil em gramados esportivos de qualidade mundial. A empresa foi responsável por sete das 12 arenas das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e, atualmente, está à frente de cinco estádios da Copa no Catar (2022). Além disso, atua em mais de 100 campos brasileiros (entre CT’s e estádios), pistas de hipismo, golf, rugby e outros esportes. Através do seu sócio espanhol Royalverd, é responsável também por vários gramados na Europa, incluindo o Wanda Metropolinato, do Atlético de Madrid, e o estádio do Barcelona.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira