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16/04/2008 - 11:06

Certisign profissionaliza seu modelo de gestão e anuncia nova estrutura organizacional

Sérgio Kulikovsky passa à presidência do Conselho de Administração, e José Luiz Poço assume o cargo de CEO da companhia.

O Conselho de Administração da Certisign, empresa especializada em soluções de certificação digital, acaba de eleger um CEO para a companhia. O nome escolhido para o cargo é o de José Luiz Poço, economista e administrador de empresas, com passagens pelo próprio Conselho da Certisign, onde por sete meses representou os interesses da família Safdié, e pela diretoria de finanças da HP. Desde o segundo semestre de 2007, José Luiz estava atuando como consultor executivo na área de recuperação e reestruturação de empresas. Ele passa a responder pelo dia a dia da Certisign, enquanto Sérgio Kulikovsky assume a presidência do Conselho de Administração.

“Nosso objetivo é profissionalizar a gestão da companhia, atendendo às demandas do promissor mercado de segurança da informação, no qual somos um dos principais players, e procurando contemplar os interesses de todos os acionistas”, afirma José Luiz Poço.

Com doze anos de experiência no segmento de segurança da informação, a Certisign é uma das maiores emissoras de certificados digitais do mundo. Obteve uma receita de R$ 35,5 milhões em 2007, ante R$ 19,6 milhões de faturamento em 2006. Os principais fatores responsáveis pelo crescimento foram a venda de certificados digitais no varejo e serviços de consultoria. Com 150 postos de validação espalhados pelo país, a companhia emitiu 600 mil certificados digitais no ano passado, volume que representa um salto de 82% em relação aos certificados emitidos em 2006. A expectativa é chegar a 1 milhão de certificados em 2008 e um faturamento de R$ 45 milhões.

Além do novo cargo de CEO, a empresa elegeu vice-presidências que passam a ser responsáveis pelas seguintes verticais de negócios: - Governo | - Óleo & Gás, Telecom Utilities | - Indústria, Comércio e Saúde | - Mercado Financeiro | - Conselhos, Associações, Revendas e Educação.

“Estamos nos preparando para atender de maneira mais ágil e eficiente um mercado em franca expansão, alavancado pelo aumento significativo no número de negócios que podem ser feitos eletronicamente”, afirma o novo presidente do Conselho, Sérgio Kulikovsky. A mudança no comando, entretanto, não altera a estrutura acionária da companhia, constituída pelas participações minoritárias da Intel Capital, Darby e Verisign, enquanto o controle está nas mãos de algumas pessoas físicas, como Sérgio Kulikovsky e a família Safdié, entre outros investidores.

Mercado - O Brasil é um dos países onde a tecnologia de certificação digital é mais avançada. Com a tecnologia, o usuário tem garantia de segurança, sigilo, integridade, autenticidade e não-repúdio, eliminando a possibilidade de fraudes. O documento digital, uma vez assinado, não mais poderá ser editado ou alterado, além de ter validade jurídica, conferida pela Medida Provisória 2.200-2.

“Nossa tecnologia permite que uma entidade (pessoa física, jurídica ou equipamento) se identifique inequivocamente e com valor jurídico pela internet. Com isto, milhares de empresas podem executar mais operações em ambiente digital com total confiança. A desmaterialização dos processos (processos sem papel) é uma das primeiras conseqüências do uso de nossas tecnologias, e hoje os projetos se financiam apenas com a economia de papel. Levando em conta a economia de tempo, ganhos de agilidade e redução de burocracia, nossos produtos têm tido uma enorme receptividade pelo mercado”, conta Kulikovsky.

Planos – A Certisign pretende ampliar ainda mais os serviços de consultoria e desenvolvimento de aplicativos, intensificados desde o segundo semestre do ano passado. O objetivo é ir além de simplesmente entregar o produto, mas criar aplicações para ele, de acordo com o perfil de cada organização atendida.

Além disso, a empresa mira o mercado externo, onde sua participação ainda é pequena. “O mercado externo representa apenas 5% do faturamento da Certisign hoje, mas esta participação deve aumentar consideravelmente em 2008, pois pretendemos expandir nossa atuação. Já temos parcerias consolidadas em Portugal, México, Chile, Venezuela, Equador, Peru e Colômbia”, conta José Luiz Poço, CEO da companhia.

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