Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2018 - 07:09

As duas vias de um elogio


Ser elogiado ou reconhecido verdadeiramente por algo pode contribuir para a autoestima. Entretanto não se deve ser escravo do elogio/reconhecimento.Um elogio pode ser benéfico quando é uma conexão entre o que se fala e o que se sente, isto é verdadeiramente o que sentimos. Diferente disso, o elogio pode ser uma forma de manipulação, forma de exercer controle sobre o outro, convencimento ou sedução, principalmente se o interlocutor percebe que a autoestima do outro é baixa ou se já percebeu que o outro precisa de aprovação constante.

No adulto, a dependência do elogio, da aprovação constantes denota aspectos de muita insegurança, que precisam estar sempre depositados nos olhos do outro. Isso engessa. “Faço isso para o outro ver”. Isso não significa que o elogio, o reconhecimento sejam indispensáveis. Afinal é bom quando somos admirados pelo trabalho, o perigo é ficar confortavelmente neste lugar. As crianças estão em desenvolvimento emocional, possui ego insipiente, ou seja, precisam dos adultos para orientá-las. Os adultos, já tem esse modelo internalizado.

Quando os pais elogiam a criança sem qualquer critério ou por qualquer atitude, podem promover uma autoconfiança exagerada, ou um aprisionamento dessa criança e depois, adulto, apenas na opinião de seu círculo familiar. É como se cortassem as asas dela, ou sua possibilidade de lidar com o mundo lá fora.

Se os pais elogiam, reconhecem o que a criança fez de construtivo, ele ajuda essa criança a perceber seu potencial. A criança que passa a vida sendo elogiada ,sem méritos, vai acreditar que de nada vale o esforço, ou vai emperrar diante de uma frustração; dificulta sua possibilidade de reflexão. A capacidade de tolerar a frustração auxilia na promoção da capacidade de pensar. A tentativa de compreensão acerca do fato, o adiamento de um prazer, são fundamentas para o desenvolvimento da criança. Assim como o reconhecimento do valor e o elogio a algo genuíno podem estimular a criança a progredir.

Para a criança o elogio é importante para o crescimento pessoal. O perigo é o elogio virar um paparico. Criança mimada é criança infeliz. Os pais precisam ter clareza do papel que eles representam na vida da criança. Sabendo do valor do reconhecimento/elogio para a criança, os pais devem fazer isso quando ocorrer de forma genuína, de forma equilibrada e na hora apropriada. Elogiar exageradamente é prejudicial para a criança, pode fazê-la ter a ilusão de que o mundo a veja como a mais encantadora das criaturas e exigir isso todo tempo, sentindo-se desamparada e frustrada quando não obtém contentamento ao nível de sua ilusão.

. Por: Renata Bento, psicanalista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira