Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2008 - 11:23

Costa e Totó La Momposina fazem festa rítmica no Mulheres do Sol do CCBB-SP

O projeto, que se estende até final do mês, reúne as duas cantoras em show que faz a ponte entre a musicalidade brasileira e colombiana.

As cantoras Ully Costa, ao lado da banda Sandália de Prata, e Totó La Momposina são atrações do projeto Mulheres do Sol, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), no dia 22. O programa traça um mapeamento musical da América do Sul através de suas mais representativas vozes femininas, reunindo cantoras de diferentes partes deste continente.

Toda terça-feira, até dia 29, duas artistas – uma brasileira e outra de algum país vizinho – apresentam um repertório influenciado pelo cancioneiro popular de sua região de origem. No final do espetáculo, ambas sobem ao palco para uma apresentação especial. Os shows são realizados em dois horários: às 13h e às 19h30.

Liderada pela brasileira Ully Costa, a Sandália de Prata ficou conhecida por resgatar um repertório dançante. Nascida no bairro do Capão Redondo, periferia de São Paulo, Ully foi influenciada pelo pai através das modas de viola que ouvia nas festas de família. Descobriu o samba e suas vertentes. Passou a circular, livremente, do samba de terreiro ao samba rock. Formada em canto popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, ela se apresenta pelo País acompanhada pela Sandália de Prata.

Outra convidada, a colombiana Totó La Momposina é considerada uma das representantes autênticas da música tradicional colombiana. Criada por uma família de músicos, Totó aprendeu a dançar e a cantar desde pequena. Apaixonou-se pelos ritmos tradicionais e passou a se dedicar ao seu resgate. Com o tempo, ela se transformou numa verdadeira profissional da música colombiana, tanto que muitos atribuem a ela o mérito de ter recuperado a gaita como instrumento musical.

Mulheres do Sol estreou no dia 1.º de abril, com apresentações vigorosas das cantoras Kátya Teixeira e Mariela Acevedo. No dia 8, foi a vez da brasileira Carmen Queiroz e da argentina Adriana Varela encantarem o público. E hoje, no dia 15, a brasileira Ceumar e a peruana Susana Baca encabeçam a dobradinha no projeto.

Encerrando a programação, no dia 29, sobem ao palco do CCBB Miriam Mirah e Isabel Parra. A brasileira Miriam é um caldeirão de referências: irmã de uma cantora de bossa nova, sobrinha de tios seresteiros, fascinada pelos maiores compositores de MPB. Depois veio a descoberta das canções latino-americanas e a atuação junto a nomes como Mercedes Sosa e a própria Isabel Parra. Filha de uma renomada folclorista, Violeta Parra, a chilena Isabel é uma famosa cantora e compositora de músicas folclóricas da América Latina.

Mulheres do Sol, até 29 de abril, às terças-feiras - 13h e 19h30, no Teatro - Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo | Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada) | Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652 - ww.bb.com.br/cultura. Horário de funcionamento da bilheteria: das 09h às 20h. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Opções de estacionamentos particulares nas ruas Boa Vista, Senador Feijó e Libero Badaró. Confirmar preços, dias e horários de funcionamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira