Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2018 - 08:33

Armazém do Campo é inaugurado no Centro do Rio de Janeiro


Espaço de comercialização de produtos da reforma agrária é localizado em casarão tradicional na Lapa, região central da cidade.

O Armazém do Campo no Rio de Janeiro, foi inaugurado no dia 15 de setembro (sábado) em um casarão tradicional, no bairro da Lapa, na região central da cidade, o espaço de comercialização organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vende produtos de assentamentos da Reforma Agrária, cultivados por pequenos agricultores ou produzidos por empresas parceiras, de forma orgânica e agroecológica.

O líder João Pedro Stedile na inauguração — “Minha tarefa na inauguração foi preparar o almoço, trouxe essa receita que no Rio Grande do Sul é tradicional. Nosso almoço é uma forma de confraternização com todos que vieram. A esquerda tem que recuperar formas mais alegres e culturais de fazer política. O povo quer música, teatro, trabalho, comida, renda. E para colocar em prática essa visão de fazer política estamos inaugurando essa unidade do Armazém no Rio com muita alegria”, explica João Pedro Agustini Stedile.

Durante a inauguração, as prateleiras lotadas colocaram em evidência a diversidade de produção do MST e empresas parceiras. Entre as opções, legumes, frutas e verduras frescas até mel, leite, arroz, feijão e achocolatados. Já as paredes exibiram pinturas de artistas populares para lembrar que além da comercialização de produtos da Reforma Agrária, o Armazém do Campo também é espaço de promoção cultural.

“Essa loja é fruto pela terra que o MST faz. A partir dela, os trabalhadores urbanos tem contato a produção, feita a partir da luta no campo. O Armazém cumpre o objetivo de proporcionar o acesso à produção dos assentamentos da reforma agrária, também de fazer o diálogo em torno da alimentação saudável, além de ser espaço das manifestações culturais. Com as diversas atrações que teremos, as pessoas podem se encontrar aqui e ocupar esse ambiente. É uma loja de nós trabalhadores. Queremos que seja construída no dia a dia”, acrescentou Ademar Paulo Ludwig Suptitz, coordenador do Armazém do Campo.

A loja do Rio de Janeiro é a terceira da rede do Armazém do Campo, que já tem unidades em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Na avaliação da pesquisadora Maurren Santos, coordenadora de projetos socioambientais da Fundação Henrich Böll Brasil, o Armazém do Campo mostra a potência da agroecologia e da agricultura familiar e camponesa.

“Para mim é um grande prazer presenciar a abertura dessa loja. Que a gente possa estar cada vez mais fortalecendo esses espaços de resistência como esse que traz comida de verdade para a população, fortalece os laços entre produtor e consumidor e mostra que a agroecologia é, sim, um modelo que a gente quer de futuro”, afirmou.

Já a assistente social Renata Oliveira dos Santos conta que a movimentação no número 135 da avenida Mém de Sá chamou a sua atenção para entrar na loja e conhecer um pouco mais sobre o Armazém do Campo.

“Fiquei muito feliz quando soube que agora a gente tem um espaço de venda de alimentos da agricultura familiar, sem agrotóxicos, vindos dos assentamentos. Um lugar acessível. Entrei aqui, comprei um suco, com mesmo preço do mercado e encontrei outros produtos mais baratos que na feira”, contou.

. O Armazém do Campo Rio, fica na Rua Mém de Sá, 135, Lapa, Rio de Janeiro(RJ), e funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h. Mais informações na página do facebook.com/armazemcamporj e [email protected]. | Mariana Pitasse, edição Fator Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira