Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2018 - 08:21

Ouro Negro apresenta soluções 4.0 na Rio Oil & Gas 2018

Empresa brasileira apresenta soluções tecnológicas com foco na integridade de ativos, segurança e confiabilidade nas operações da indústria de óleo e gás. Baseado em sensores de fibra óptica, o sistema MODA monitora, em tempo real, a integridade de risers flexíveis de plataformas no pré-sal. Os robôs TATUI e SIMÃO são ferramentas de fácil transporte e manuseio, que possibilitam a inspeção de equipamentos estratégicos para as operadoras.

Rio de Janeiro — Empresa brasileira de tecnologia com foco no desenvolvimento de inovação para o setor de óleo e gás, a Ouro Negro apresenta soluções em robótica e monitoramento remoto na 19ª Rio Oil & Gas Expo and Conference, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Entre as tecnologias alinhadas com a indústria 4.0, estão os robôs de inspeção SIMÃO e TATUI, e o premiado MODA, sistema de monitoramento remoto da integridade dos risers flexíveis de plataformas que operam no pré-sal.

Tecnologia que alia big data, data analytics e a inventiva da Ouro Negro, o MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame) integra o conjunto de soluções pioneiras para o pré-sal utilizado pela Petrobras, que recebeu a Distinguished Achievement Award da Offshore Technology Conference (OTC), em 2015. Desenvolvido a partir de convênio entre a PUC-Rio e a Petrobras, o MODA conquistou ainda o prêmio Inovação Tecnológica 2014 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Incorporando tecnologias da indústria 4.0, o MODA gera um grande volume de informações em tempo real sobre a integridade de risers flexíveis, equipamentos que transportam hidrocarbonetos do poço até as plataformas. A Ouro Negro já forneceu 280 sistemas MODA para plataformas offshore do pré-sal, que somam mais de 15 mil sensores instalados”, destaca o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa.

A tecnologia Ouro Negro tem duas versões: o MODA Spy Hole, instalado nos risers flexíveis ainda na fábrica, e o MODA Retrofit, desenvolvido para o monitoramento de equipamentos já em operação. “É uma solução que vêm ao encontro das necessidades da indústria, pois possibilita o monitoramento de risers sem impactar a operação e a integridade do equipamento”, complementa o executivo.

Atenta à demanda de serviços essenciais para a indústria petrolífera, a Ouro Negro ampliou o time de robôs de inspeção para manutenção preditiva de equipamentos. “Vamos apresentar o robô modular SIMÃO, versão mais robusta do SIMAS, que realiza inspeções visuais, medição da espessura da parede e ultrassom na solda de estruturas tubulares. E o TATUI, robô com autopropulsão para inspeção visual e medição de espessura interna de dutos e risers de perfuração. É uma solução que pode ser embarcada, dispensando o deslocamento do equipamento até base terrestre”, diz Julio Guedes, head de Sistemas Robóticos da Ouro Negro.

“A inovação e geração de tecnologia 4.0 para o setor de óleo e gás fazem parte do nosso DNA. A estratégia tecnológica da Ouro Negro é gerar soluções que potencializem o core business dessa indústria – a exploração e produção de hidrocarbonetos – auxiliando-a na sua transformação digital”, conclui Eduardo Costa.

. 19ª Rio Oil & Gas Expo and Conference, de 24 – 27 de setembro (segunda a quinta-feira), no Riocentro – Rio de Janeiro (RJ), no Pavilhão 2 – Estande E45 – TechWeek. | www.ouronegro.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira