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27/09/2018 - 07:38

O crescimento dos serviços por assinatura no Brasil

O serviço por assinatura – modelo de negócio em que se paga de forma contínua para utilizar um produto ou serviço, mas sem ter a sua posse – existe há bastante tempo e recentemente conquistou o consumidor brasileiro. Jornais e revistas estiveram entre os pioneiros da área com a oferta de planos mensais para seus leitores, e atualmente diversos outros setores da economia oferecem serviços do tipo. Mas quais seriam suas vantagens e por que eles ganham cada vez mais adeptos?

Mercados já tradicionais como música, filmes e séries e livros já estão se adaptando a essa nova realidade — segundo uma pesquisa recente do Google, a quantidade média de horas que o brasileiro passa assistindo a vídeos por streaming semanalmente cresceu 90,1% nos últimos três anos. Num ambiente cada vez mais tecnológico e competitivo, os consumidores desejam serviços que ofereçam atributos como comodidade, custo-benefício e personalização, sendo que as empresas estão buscando proporcionar novas experiências e oferecer mais benefícios para conquistá-los. Diante desse cenário, identificamos uma modificação no hábito das pessoas, que passam a optar por utilizar determinados produtos, sem necessariamente adquiri-los.

Seguindo essa tendência, chegou ao Brasil o serviço de carro por assinatura. O modelo aposta nessa mudança de comportamento do ´ter´ para o ‘usar’, apoiada por uma nova perspectiva que une conveniência e mobilidade. A adesão a essa nova modalidade tem sido crescente, pois a aquisição de um carro deixou de ser considerada um investimento, sobretudo se calcularmos os juros de financiamento e a desvalorização.

O carro por assinatura oferece benefícios como documentação pronta, carro reserva e serviço de leva e traz para manutenções preventivas. Além disso, contribui com o gerenciamento das despesas, pois gastos como seguro, manutenções periódicas e IPVA estão inclusos na mensalidade. A modalidade também é diferente do leasing, pois não existe a necessidade de entrada, não há um valor residual no final e o cliente tem acesso a serviços adicionais oferecidos por cada empresa.

O serviço vem conquistando a preferência principalmente de profissionais liberais e empreendedores que precisam do carro diariamente, mas não desejam se preocupar com a burocracia de compra, venda e manutenção de um automóvel. Ele traz vantagens especialmente para aqueles que trocam constantemente de carro, priorizam modelos novos e que financiam parte do valor do veículo.

Dessa forma, concluímos que mudanças tecnológicas, mercadológicas e comportamentais proporcionaram a expansão dos serviços por assinatura para diversos segmentos da economia e nichos de públicos. Essa tendência é positiva para as empresas, pois surgem novas oportunidades de negócios e investimentos, e especialmente para os consumidores, que agora têm acesso a produtos e serviços customizados, direcionados às suas necessidades e estilos de vida.

. Por: Rivaldo Leite – Diretor do Porto Seguro Carro Fácil: [email protected] | Perfil — A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 20 milhões de clientes, 14 mil funcionários, 16 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência - que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2017, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,1 bilhão.

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