Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2018 - 07:53

Plano Nacional de Internet das Coisas é bem recebido pelo mercado, mas inspira incertezas

A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está perto de ser regulamentada no Brasil, dependente apenas da sanção presidencial para se tornar lei. O interesse em regulamentar o setor é grande e tem motivo. Segundo estimativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o impacto do IoT na redução de custos operacionais e produtividade poderá chegar a US$ 200 bilhões por ano no Brasil. Áreas como saúde, indústria e agronegócio serão as mais impactadas pela tecnologia.

A Thinc, uma das principais companhias de IoT do Brasil, apoia a regulamentação do setor, para dar tranquilidade as empresas, diminuir custo e incentivar a adoção da tecnologia. “O maior desafio de qualquer inovação é provar o potencial de retorno antes da implantação da solução. Ao zerar a tributação o governo facilita a tomada de decisão e diminui o risco para as empresas”, comenta Paulo Lerner, CEO da Thinc.

Um dos pontos polêmicos da nova lei é a forma de enquadramento do IoT para efeitos de tributação. Está em aberto se será considerado como item de infraestrutura de telecomunicações ou Serviço de Valor Adicionado (SVA). Se for considerado infraestrutura, podem incidir impostos que tornem o preço do produto inviável.

Lerner explica que IoT é um conceito amplo que envolve sensores, conectividade, sistemas e análise de dados: “A rede que permite a comunicação máquina-máquina é apenas uma parte da solução. Para o setor, é importante que toda a cadeia tenha tratamento diferenciado e cargas tributárias baixas, especialmente no momento em que as empresas ainda estão começando a se aventurar em projetos de IOT.”

Apesar da incerteza do Plano Nacional de Internet das Coisas, a Thinc. já possui projetos em empresas líderes em suas respectivas áreas de atuação, como indústria de alimentos e bebidas, telecomunicações, entretenimento e utilities. Todos os projetos objetivam aumento de controle, diminuição de custos, melhora de produtividade e de segurança.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira