Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2018 - 08:20

Toyota South Africa e FCB Joburg criam uma carta de amor para o Corolla

Na forma de um outdoor de miçangas.

Johannesburg — Durante o Mês do Patrimônio Cultural, a Toyota South Africa e a agência FCB Joburg, com a qual trabalha há muito tempo, criaram um outdoor de miçangas com a ajuda da ONG Woza Moya, localizada na comunidade de KZN, para celebrar o amor que os proprietários do Toyota Corolla sentem ao dirigi-lo e homenagear a tradição do Corolla.

Na cultura Zulu, as cartas de amor são tradicionalmente feitas com miçangas pelas mulheres. Cada carta é uma obra de arte exclusiva. Essa forma verdadeiramente sul-africana de declarar o amor parecia ser o formato ideal para homenagear o carro mais amado pelos consumidores do país.

O outdoor mede 12 m x 9 m, pesa mais de 1 tonelada e foi feito com mais de 138.000 miçangas por 350 artesãs de Woza Moya. Woza Moya é um projeto de empoderamento econômico do Hillcrest AIDS Centre Trust, em KwaZulu-Natal, onde a Toyota South Africa produz o modelo Corolla desde 1975.

De acordo com a diretora de criação responsável pelo design, Janine Kleinschmidt, a decisão de homenagear o Corolla e seus motoristas dessa forma surgiu do conceito por trás do Corolla Special Edition, lançado no início deste ano.

Janine explicou: “A Toyota South Africa queria comemorar o fato de que o Corolla sempre foi o carro mais amado da África do Sul e reforçar seu posicionamento ‘Love Driving’. Os intricados detalhes do Corolla Special Edition, lançado no início deste ano, evocam a linguagem visual inconfundivelmente sul-africana das cartas de amor da cultura Zulu. Por isso, usamos esse conceito para a direção de arte e design da campanha. Nossa decisão de criar uma carta de amor na forma de um outdoor se deve ao fato de que esse tipo de propaganda é comum nas margens das rodovias que os motoristas e seus Corollas percorrem juntos. Adoramos o resultado final e ficamos muito felizes pelo fato de a Toyota South Africa ter insistido em incluir na campanha um grande elemento de responsabilidade social corporativa. Foi uma honra trabalhar com as artesãs de Woza Moya.”

O vice-presidente de marketing da Toyota South Africa, Glenn Crompton, confirmou: “Era extremamente importante para nós que essa campanha, além de agradecer aos motoristas do Corolla, também dissesse 'obrigado' à comunidade onde o veículo é produzido. Desde 1975, a fábrica do Corolla está localizada em KwaZulu-Natal, por isso a decisão de incluir Woza Moya na campanha foi ideal. Ficamos muito felizes por termos oferecido trabalho às artesãs que participaram da iniciativa".

O outdoor do Toyota Corolla feito com miçangas, localizado às margens da rodovia M1-De Villiers Graaf, foi divulgado no dia 15 de setembro e ficará exposto durante um mês em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural (24 de setembro).

O outdoor e a campanha nas redes sociais, que ajudarão a divulgar a mensagem e comunicar o excelente trabalho feito pelo Woza Moya, foram concebidos pelos diretores de criação da FCB Joburg, Tian van den Heever e Janine Kleinschmidt, além das redatoras Esté de Beer e Marina Andreoli, e diretores de arte, Julie Thorogood e Thato Moatlhodi. | Vídeo: https://youtu.be/hYKYHcNYIik

Cliente: Toyota SA | Marca: Corolla | Vice-presidente de marketing: Glenn Crompton | Gerente sênior de publicidade e marketing digital: Tasneem Lorgat | Agência de criação: FCB Joburg | Diretor executivo de negócios: Reagen Kok | Diretor de conta: Taryn George | Gerente de Conta: Narissa Rajagopal | Diretor de criação: Tian van den Heever | Diretora de criação (Design): Janine Kleinschmidt | Redatora: Esti de Beer, Marina Andreoli | Diretor de arte: Julie Thorogood, Thato Moatlhodi | Produção gráfica: Monica Maloka | Estratégia: Stuart Sims, Jason Doyle | Produtora: Red Dot (produção do outdoor); Creative Motion (produção do conteúdo) | Diretor de conteúdo: Dewan Meyer.

Woza Moya (“Que venha o espírito da mudança” na língua IsiZulu) é o projeto de empoderamento econômico do Hillcrest AIDS Centre Trust. A missão do Woza Moya é divulgar trabalhos de criação que gerem empoderamento econômico através do artesanato local de qualidade, feito por pessoas necessitadas.

Iniciado em 2002 com cinco miçangueiras que faziam fitas de conscientização sobre a AIDS em uma igreja local, o projeto agora apoia mais de 350 artesãos que, em sua maioria, têm de 5 a 10 dependentes. Os artesãos foram indicados ao Woza Moya por outros departamentos do HACT, como unidade de apoio familiar, departamento de assessoria e projeto de cuidado domiciliar.

Depois de serem registradas no Woza Moya, as pessoas recebem treinamento em um ofício, geralmente costura ou trabalho com miçangas. Em sua maioria, os artesãos são mulheres que, por ganharem dinheiro pela primeira vez, precisam abrir uma conta bancária para receber os pagamentos do Woza Moya.

Toda semana os artesãos vão ao HACT para vender seus produtos ao Woza Moya, incluindo miçangas, filigranas, marcenaria e crochê. Ao vender suas obras ao Woza Moya, os artesãos ganham poder e autonomia. Graças à segurança financeira, os artesãos podem ter esperança e olhar para o futuro; assim, eles conseguem enfrentar a doença e lutar para permanecer saudáveis.

Woza Moya se dedica tanto aos seus artesãos quanto aos seus clientes; por isso só aceita obras de alta qualidade e oferece capacitação permanente aos trabalhadores, para que possam atender e manter o padrão de qualidade e se sentir orgulhosos do trabalho que produzem. Woza Moya incentiva os artesãos a criarem novas ideias e estabelecer, na medida do possível, seus próprios preços. Woza Moya tem uma relação muito especial com cada artesão e cuida de cada um deles. A venda das obras é a única fonte de renda de cerca de 95% dos nossos 350 artesãos. Cada item que vendemos já ajudou a empoderar, dignificar, inspirar e dar esperança a uma família necessitada.

Woza Moya é um excelente exemplo de projeto inovador, que pegou uma tradicional arte africana – a miçanga –, modernizou-a e a tornou relevante e atraente para clientes locais e internacionais. Um dos grandes sucessos do Woza Moya é a criação de produtos inovadores, como os famosos bonecos de miçanga Little Traveller; o primeiro terno do mundo feito inteiramente de miçangas; a cadeira Dreams for Africa, vendida por valor recorde a um comprador da Cidade do Cabo; o livro Dreams for Africa; a árvore decorada em frente às instalações do HACT; os lindos colares feitos de miçanga em uma enorme variedade de cores e designs; cartões de presente; projetos de reciclagem para a produção de lindos produtos a partir de resíduos. Tudo o que o Woza Moya faz é inovador. O projeto popularizou novamente os trabalhos de miçanga e os tornou atraentes não só aos mercados africanos, mas também aos mercados internacionais, como Austrália, Alemanha, Holanda e EUA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira