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02/10/2018 - 08:17

Redes sociais são as novas aliadas do comércio eletrônico


As plataformas de redes sociais já são parte integrante do dia-a-dia do brasileiro. Desde ler as últimas notícias, fazer contato com os amigos, verificar a agenda de eventos, as redes sociais são indispensáveis para o convívio com familiares e a troca de informações no trabalho. Mais recentemente, essas plataformas se estabeleceram como canais para o eCommerce – convergindo as linhas entre a socialização e as compras.

A ascensão do comércio em plataformas digitais está ligada ao crescimento exponencial dos dispositivos móveis. Os consumidores de hoje, especialmente os mais jovens (millenials), conectam-se cada vez mais com pessoas e acessam informações por meio de smartphones, e não pelo navegador tradicional em computadores. Dados da Worldpay1 indicam que 78% dos brasileiros preferem comprar por aplicativo, e as principais razões são velocidade e simplicidade.

Com consumidores interagindo por meio de smartphones e aplicativos de redes sociais, os varejistas precisam aproveitar todo esse poder das plataformas. Abaixo, uma análise sobre o cenário em cada rede social e o potencial de compras nas três plataformas online mais populares do Brasil:

Facebook — Com mais de 127 milhões de usuários no Brasil, o Facebook é o pioneiro no eCommerce. A integração entre anúncios, oportunidades de varejo e vida social estão entre as vantagens, já que se concentram em um só lugar. A ferramenta é tão simples que, em um só clique, os comerciantes expõem e vendem seus produtos. Além disso, os consumidores podem comprar produtos, com uma experiência frictionless (sem contato) e sem sair do aplicativo do Facebook, evitando o abandono de carrinhos e aumentando as chances de conversão da compra.

Instagram — O Instagram está sempre lançando novas ferramentas inovadoras e que podem ser grandes aliadas do eCommerce. Recentemente o recurso de vídeo de longa duração (IGTV) foi disponibilizado e é utilizado para apresentar produtos aos consumidores que desejam visualizar os produtos no formato ideal para os smarthphones. Para os varejistas, essa é uma oportunidade para envolver os clientes já que os vídeos têm grande potencial de veicular anúncios diretamente relacionados aos produtos, o que aumenta a inclinação do consumidor para a compra.

Facebook Messenger — Embora tecnicamente o Messenger faça parte do Facebook, os varejistas têm muito a ganhar ao olhar para ele como um canal próprio em que as oportunidades são únicas. Uma das possibilidades já utilizadas por varejistas são bots para se comunicar com os clientes e obter vendas por meio do botão "comprar" integrado ao aplicativo. As marcas podem até pagar para entregar anúncios patrocinados aos usuários, desde que eles tenham se engajado com a marca no passado. Fica claro que o Messenger está no caminho de um comércio cada vez mais conversacional.

À medida que o futuro do varejo on-line evolui, as redes sociais, sem dúvida, continuarão a desempenhar um papel importante na forma como fazemos compras online. Comerciantes que desejam capitalizar as possibilidades de compras devem se lembrar de dois valores-chave: diversão e conveniência. Quando a navegação e a compra parecem uma extensão agradável e natural das mídias sociais, os consumidores estarão mais propensos a concluir a compra e voltar a fazer novos negócios.

. Por:Juan D'Antiochia, Gerente Geral da Worldpay para América Latina |Worldpay, Inc. — A Worldpay, Inc. (NYSE:WP; LSE: WPY) é líder em pagamentos com capacidade única para estimular o omni-commerce global, para qualquer pagamento e em qualquer lugar. Com o mais alto padrão da indústria, tecnologia integrada e incomparável, a Worldpay oferece aos clientes um conjunto abrangente de produtos e serviços globais, entregues por meio de um único provedor.

Anualmente, a Worldpay processa mais de 40 bilhões de transações através de mais de 300 tipos de pagamento em 146 países e 126 moedas. A estratégia de crescimento da empresa inclui a expansão em mercados de alto crescimento, verticais e segmentos de clientes, incluindo o eCommerce global, pagamentos integrados e B2B.

A Worldpay, Inc. foi formada em 2018 por meio da união dos adquirentes comerciais n. ° 1 nos EUA e no Reino Unido, Vantiv, Inc. e Worldpay Group plc. A Worldpay, Inc. negocia na NYSE como "WP" e na Bolsa de Valores de Londres como "WPY". | www.worldpay.com/global

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