Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2008 - 08:48

Hospital Bandeirantes promove palestra sobre os fatores de risco em doenças cardiovasculares

No próximo dia 29 de abril, o Hospital Bandeirantes promove palestra sobre os Fatores de Risco em Doenças Cardiovasculares. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Bandeirantes oferecerá uma palestra sobre os Fatores de Risco em Doenças Cardiovasculares. O evento, que faz parte do “Programa Saúde na Comunidade”, acontece no próximo dia 29 de abril, terça-feira, às 17h.

Fatores são condições que implicam em um aumento no risco do surgimento de uma doença, neste caso, do coração ou dos vasos sanguíneos. Os chamados fatores de risco para doenças cardiovasculares são usados para identificar aqueles indivíduos na população que têm maior risco de desenvolver doença cardiovascular.

Para falar sobre este assunto, o Hospital Bandeirantes promove palestra ministrada pelo Dr. Hélio Castello, cardiologista intervencionista do hospital, que abordará os aspectos mutáveis e imutáveis responsáveis pela elevação dos riscos de doenças cardiovasculares.

Nos fatores mutáveis serão abordados o tabagismo, alcoolismo, estresse, diabetes, hipertensão, obesidade, sedentarismo, uso de drogas, níveis elevados de colesterol e, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcional. Já nos fatores imutáveis estarão em destaque fatores como hereditariedade, sexo, raça e idade.

Para o Dr. Hélio Castello, o estilo moderno de vida e a combinação de dois ou mais fatores mutáveis e imutáveis são extremamente perigosos para a saúde de homens e mulheres. “Quanto maior o número de fatores envolvidos, maior a possibilidade de se desenvolver doença cardiovascular”, afirma.

“Enquanto os homens estão mais expostos aos riscos na faixa dos 40 anos, as mulheres correm mais riscos a partir dos 50 anos, pois durante toda a vida fértil têm um fator hormonal protetor, mas, ao entrarem na menopausa, elas sofrem um aumento natural dos riscos. Vale destacar que o sedentarismo e o altíssimo nível de estresse colocam em risco também os mais jovens”, explica o cardiologista.

Alguns dos fatores de risco imutáveis despontam como mais freqüentes e difíceis de controlar, como o fumo, a hipertensão e a diabetes, pois acometem não só o coração, mas também outros órgãos vitais do organismo e merecem atenção.

O médico também abordará as diversas formas de prevenção, com dicas para aquelas pessoas que nunca tiveram nenhum problema e que desejam manter a qualidade de vida, para quem possui fatores de risco relevantes e que até o momento não possui doença manifesta e para aqueles que já possuem doença conhecida e que precisam se recuperar para preservar a vida.

“A prevenção deve fazer parte da vida das pessoas desde a infância. Todos devem conhecer as melhores formas de se obter qualidade de vida adequada sem, no entanto, viver cercado de proibições. Mas sempre há formas de prevenção e que devem ser incluídas na rotina das pessoas”, esclarece o cardiologista.

Evento: Palestra sobre os Fatores de Risco em Doenças Cardiovasculares, dia 29 de abril de 2008, terça-feira, das 17h às 19h, no auditório do Hospital Bandeirantes (Rua Galvão Bueno, 257, 3° andar). Inscrições: www.hospitalbandeirantes.com.br (vagas limitadas) . Informações: Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). Tel: (11) 3345-2219 / 3345-2265. [Palestrante: Dr. Hélio Castello - cardiologista intervencionista].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira