Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2008 - 08:57

Prêmio incentiva a responsabilidade social no Turismo

Projetos de combate e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes serão premiados e divulgados em ação promovida pelo Ministério do Turismo.

Brasília - O Ministério do Turismo (MTur), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Childhood Brasil premiarão as melhores práticas na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Trata-se do Prêmio Responsabilidade Social em Turismo, lançado em julho pela ministra Marta Suplicy, e que será entregue às instituições vencedoras no dia 22 de abril, no Ministério do Turismo. Os três destaques serão conhecidos na cerimônia pública de premiação e terão suas experiências publicadas.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), e representa uma nova etapa do programa. O TSI foi lançado em 2004, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de combater todas as formas de violência e de exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Prêmios como este são um incentivo na adoção de atitudes éticas e compromissadas das empresas em relação às suas atividades e à sociedade. A proposta é que práticas semelhantes sejam replicadas por outras instituições”, comenta a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia.

Participaram da iniciativa empresas e organizações não-governamentais (ONGs) que desenvolvem projetos ou experiências de responsabilidade social na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Vale ressaltar que o Prêmio surgiu de outro projeto: Observatório de Inovação Social em Turismo, que visa gerar propostas para mobilizar e qualificar a cadeia produtiva do turismo, disseminar uma base teórica para o desenvolvimento do turismo sustentável e dar subsídios ao Programa Turismo Sexual e Infância (TSI).

O Observatório é constituído por pesquisadores selecionados pela FGV, de acordo com critérios definidos pelo MTur e o Childhood Brasil, o braço brasileiro da ONG World Childhood Foundation, criada pela Rainha Sílvia, da Suécia, com o objetivo de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O importante dessa ação foi gerar conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de uma crítica com fundamentação acadêmica, e assim propor caminhos que possam mudar esta realidade, a partir da proteção das crianças e dos adolescentes”, afirma Elisabeth Bahia.

O Prêmio Responsabilidade Social em Turismo é uma iniciativa que complementa as atividades do Observatório, na medida em que, reconhecendo as melhores práticas, pretende estimular ações de outras instituições na defesa dos direitos do público alvo do programa.

Dia 22 de abril, às 15 horas, no Ministério do Turismo - Auditório do Térreo | Esplanada dos Ministérios, Bloco U | Brasília - DF

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira