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Calçados Azaléia aposta na diversificação de marcas

Pela primeira vez, a Calçados Azaléia traz duas coleções para a Couromoda. Além de apresentar os novos modelos de suas marcas Azaléia, Djean, A/Z, Funny, Olympikus, OLK e Opanka para o inverno, especificamente para as regiões Sudeste e Sul, a empresa antecipa a coleção verão 2008 para o Norte e Nordeste, regiões onde o verão chega mais cedo. Para mostrar esses lançamentos, a Calçados Azaléia ocupa um espaço de 1.175 mil metros quadrados, o maior estande do principal evento do setor de calçados do país, que acontece até quinta-feira em São Paulo.

A necessidade de espaço cada vez maior também está ligada à estratégia adotada pelo grupo nos últimos dois anos. Quem entra no estande da Azaléia consegue visualizar a diversificação implementada pela companhia em suas linhas de produtos. Com investimentos que somam 100 milhões de reais no triênio 2005-2007, foram criadas novas linhas de calçados para nichos ainda pouco explorados no mercado. É o caso da A/Z, voltada para as classes A e B e lançada em 2006; Funny, linha para meninas na faixa dos 5 a 10 anos que está há dois anos no mercado; e OLK, marca casual da Olympikus.

“A empresa se adaptou às mudanças no mercado externo nos últimos dois anos e está apostando em novos produtos e nichos com maior valor agregado, especialmente na América Latina. A estratégia já deu resultado. As vendas no mercado interno aumentaram em torno de 10% em 2006”, resume o diretor comercial e de marketing da empresa Paulo Santana.

O resultado do ano passado confirma o acerto da estratégia. A Calçados Azaléia fechou 2006 com um aumentou de 10% nas vendas no mercado interno e faturamento superior ao de 2005. Foram produzidos 30 milhões de pares, dos quais 15% para exportação. O investimento em equipamentos e modernização de fábricas foi de 25 milhões de reais. Atualmente, a Azaléia gera 16,5 mil empregos diretos e indiretos.

Com lojas próprias e exclusivas espalhadas pela América, Europa e Ásia, a Calçados Azaléia se consolida como uma das cinco maiores do setor no mundo – sendo a única brasileira. Os produtos da Azaléia são comercializados em mais de 60 países, sendo o Chile um dos maiores mercados. Para conseguir tal êxito, a empresa adotou o modelo de pensar globalmente e agir regionalmente, adequando o plano estratégico a particularidades de cada região. A América Latina, por exemplo, é considerada uma continuação do mercado brasileiro. Já para a Europa e os Estados Unidos, os modelos e materiais dos calçados se adeqüam às características climáticas.

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