Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2018 - 08:23

Dia Mundial dos Correios


Centro de Memória Bunge destaca coleção de timbres, selos e correspondências do século XX.

São Paulo — Para celebrar o Dia Mundial dos Correios, 9 de outubro, o Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do Brasil, destaca sua coleção de timbres, selos e centenas de correspondências em diferentes línguas trocadas desde o início do século XX nas comunicações e relações da Bunge, uma das maiores companhias do ramo do agronegócio e de alimentos do mundo.

"Os correios diminuíram a distância entre nós e abriram espaço para a fase que vivemos hoje, da comunicação digital, em que tudo é rápido e a disseminação de informações é instantânea. Há pouco mais de 100 anos, as correspondências demoravam meses para chegar, eram entregues à cavalo e o sistema de telefonia ainda não existia", explica Viviane de Morais, historiadora do Centro de Memória Bunge.

O Dia Mundial dos Correios foi instituído em 1874, na cidade de Berna, capital da Suíça. Desde então, países do mundo inteiro participam das comemorações e aproveitam a data para promover serviços postais. Em 2015, os correios do mundo inteiro também se comprometeram a trabalhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de metas globais estabelecidas pela ONU para acabar com a pobreza extrema, a fome e combater a desigualdade social.

As correspondências preservadas pelo Centro de Memória Bunge contêm decisões importantes sobre investimentos e relações comerciais da companhia no século passado e fazem parte do acervo com mais de 1,5 milhão de itens que englobam documentos textuais, iconográficos, tridimensionais e audiovisuais que recontam grande parcela da história da industrialização do Brasil, desde o início do século XIX, bem como a história da propaganda, navegação e do agronegócio brasileiro.

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 e, desde então, é um dos projetos da Fundação Bunge. Referência na área de preservação da memória empresarial, o local tem como objetivo a guarda e preservação de documentação histórica, a disseminação do conhecimento e a utilização de seu acervo como um instrumento estratégico de gestão.

Para facilitar o acesso ao público e compartilhar com a sociedade o aprendizado construído, o Centro de Memória Bunge disponibiliza para de seu acervo online (www.fundacaobunge.org.br/acervocmb/) e conta com atividades gratuitas como Atendimento a Pesquisas, Exposições Temáticas, Visitas Técnicas e Benchmarking. Além disso, promove as Jornadas Culturais, série de palestras e oficinas gratuitas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de acervos históricos e patrimoniais.

Perfil— A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira