Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2018 - 08:29

Consumo de gás natural da indústria ultrapassa 30 milhões de m³/dia

Pela 1ª vez em 38 meses. Consumo industrial segue em evolução; alta em agosto de 3.5% na comparação com julho e de 7% frente ao mesmo período de 2017.

Rio de Janeiro — O consumo de gás natural na indústria em agosto ultrapassou o patamar dos 30 milhões metros cúbicos/dia pela primeira vez em 38 meses. O segmento industrial consumiu em agosto 30,3 milhões de metros cúbicos/dia ante 30 milhões de metros cúbicos/dia em abril de 2015. O consumo da indústria tem crescimento em todos os indicadores: na comparação com julho deste ano, a alta é de 3,5%; no acumulado do ano, o número evoluiu 4,6% em relação à média dos oito meses iniciais de 2017. No confronto com os números de agosto de 2017, o avanço é de 7%.

As informações fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados em diversos segmentos: residencial, comercial e automotivo, entre outros.

“É o maior volume de consumo da indústria registrado pela Abegás em sua série histórica desde 1998. Isso se deve à gradual retomada da economia depois de anos de recessão e, também, ao fato de a indústria cada vez mais apostar no gás natural como fonte energética limpa, eficiente e mais segura do ponto de vista logístico”, comenta o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

“O gás natural é estratégico para o Brasil retomar seu crescimento, reforçar a segurança energética do País e cumprir as metas ambientais da COP21. Se o País adotar medidas que aumentem a concorrência e a competitividade, como o acesso a gasodutos de escoamento, a unidades de tratamento de gás natural e a terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), entre outras, o setor pode atrair US$ 32 bilhões em investimentos e gerar até 20 mil empregos por ano. Nesse sentido, é salutar a Tomada Pública de Contribuições lançada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Essa iniciativa conta com o nosso apoio e será fundamental para a expansão da infraestrutura do País”, destaca o presidente executivo da Abegás.

O consumo total em agosto foi 72,17 milhões de metros cúbicos/dia, leve retração (-1,7%) ante julho deste ano e uma variação negativa de 5,6% frente os dados de agosto de 2017. No acumulado de 2018, o crescimento é 4,3% ante o mesmo período em 2017, saindo de 61,5 milhões de metros cúbicos/dia nos oito meses iniciais de 2017 para 64,16 milhões de metros cúbicos/dia na média do consumo de janeiro a agosto de 2018.

O número de consumidores de gás natural já ultrapassa mais de 3,4 milhões em todo o País, crescimento de 7% em relação a 2017.

Crescimento do GNV é outro destaque — O crescimento do consumo de Gás Natural Veicular (GNV) é um dos destaques do levantamento de dados em agosto. O uso do GNV teve uma alta de 16,1% em relação a agosto do ano anterior e de 11,8% no acumulado do ano. Na comparação com julho, a evolução foi de 3,5%.

“Esse resultado confirma nossas expectativas. A greve dos caminhoneiros aguçou a percepção do consumidor sobre as vantagens do GNV. Afinal, quem tinha carro movido a GNV continuou abastecendo normalmente. Esse fator, aliado à competitividade do GNV, aumentou o número de conversões. Nossa projeção é de que o consumo, ao final do ano, cresça 12% em relação aos números de 2017”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Nas residências, o consumo se manteve estável em relação a agosto de 2017. Na comparação do acumulado dos oito meses iniciais, a alta é de 6,4% frente à média de 2017.

O segmento comercial continua apresentando recuperação e teve um consumo comercial 6,6% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior. A evolução do acumulado é de 8,3%. No comparativo com julho, a queda foi de 6,3%.

Na geração elétrica, em que o consumo depende do despacho demandado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o consumo teve uma retração de 20% em relação a agosto de 2017. No acumulado do ano, o crescimento é de 8%. Na comparação com julho, a queda é de 8,4%

Na cogeração, o segmento acompanha o desempenho do industrial e apresenta alta de 5,5 % na comparação com o mesmo período do ano anterior e de 10,4% no acumulado até agosto de 2018. Na comparação com julho, o crescimento foi de 7,2%.

Destaques nas regiões em agosto/2018 frente a julho/2018: • Centro-Oeste — Expansão no consumo residencial (39,6%) | • Nordeste — Crescimento no consumo residencial (28%) | • Norte — Alta no segmento comercial (92,5%) e na geração elétrica (22,9%) | • Sudeste — Aumento do consumo de GNV (13,5%) | • Sul —Crescimento no consumo de GNV (31,8%).

Abegás — Criada em 1990, a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil.

Tem como visão ser referência institucional na indústria do gás natural, representando os interesses do serviço de distribuição, agindo para proteger as concessões públicas, a garantia de suprimento e a ampliação do atendimento.

Em seus 28 anos de existência, a Abegás tem atuado para que ocorra a ampliação da oferta de gás natural no país, quer seja de produção nacional ou por meio de importação; no estímulo ao fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado em todos os Estados da Federação; no intercâmbio e na cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades e, bem como, na colaboração com órgãos do governo federal e dos governos estaduais na formulação de programas de desenvolvimento e fortalecimento da indústria brasileira do gás natural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira