Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2008 - 09:56

Vitória será uma das quatro cidades brasileiras a receber exposição de relíquias sagradas de Buda


Uma rara exposição de mais de mil relíquias sagradas budistas poderá ser vista em Vitória, entre os dias 18 e 20 de abril, das 10h30 às 18h, no andar térreo da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, com entrada franca. Conhecida como “Relíquias do Buda e de Outros Grandes Mestres do Budismo”, a mostra circula pelo mundo desde 2001, com mais de 100 exibições em cidades dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Taiwan, Nova Zelândia e Europa. No Brasil, a capital capixaba será a quarta cidade a receber a apresentação, depois de Viamão (RS), Curitiba (PR) e Salvador (BA).

A abertura do evento contará com a presença de autoridades laicas e religiosas, e durante toda a exposição lamas e monges irão abençoar os visitantes com as relíquias. A organização da mostra na cidade é do Centro de Dharma Buda da Compaixão.

As relíquias fazem parte do Projeto Maitréia, que oferece ações de bondade na Índia, como educação gratuita e cuidados médicos para crianças da região. As peças apresentam-se sob a forma de “grãos” e assemelham-se a pérolas e cristais. Segundo os ensinamentos budistas, quando os corpos de mestres espirituais são cremados, entre suas cinzas surgem esses cristais. “Estes objetos são especiais porque guardam a essência das qualidades do mestre. São evidências físicas de que ele desenvolveu muita compaixão e sabedoria antes da morte, proporcionando uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados”, afirma a integrante do Centro de Estudos Budistas Tibetano, Maria Inês da Silva.

A coleção contém numerosas relíquias do Buda Sakiamuni e de seus mais reputados discípulos: Maudgalyayana, Ananda e Sariputra. As relíquias do Buda Kasyapa, que precedeu Sakiamuni, e de vários outros santos e mestres espirituais das tradições chinesa, indiana e tibetana também fazem parte da exposição. Os budistas acreditam que as peças difundem paz interior, paz mundial, construção da bondade amorosa e, principalmente, da compaixão.

De acordo com a organização internacional do Projeto Maitréia, os índices de violência e criminalidade dessas cidades diminuíram no período do evento. Ao ser concluída a volta ao mundo, as peças serão guardadas em um templo no coração de uma estátua de bronze de 152 metros do Buda Maitréia. O monumento está sendo construído na cidade de Kushinagar, no norte da Índia.

Budismo no Espírito Santo - O primeiro mosteiro do Estado, e primeiro mosteiro budista Zen da América Latina, foi construído na década de 70, na região de Ibiraçu. O Mosteiro Zen Morro da Vargem é hoje um centro onde o budismo Soto Zen se une à realidade brasileira para transmitir os milenares ensinamentos do Buda.

Atualmente, um novo mosteiro budista, mas tipicamente tibetano, vem sendo construído nas montanhas de Domingos Martins, sob responsabilidade do Centro de Dharma Buda da Compaixão, de Vitória. O grupo tem como guia espiritual o lama tibetano Tashi Sonam Tulku Rinpoche. No local, já foram construídos uma casa de hospedagem e uma sala de meditação e práticas. O projeto prevê, ainda, a construção de um templo e de uma universidade budistas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira