Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2008 - 10:12

SOA e Aplicativos de Mainframe: Boa combinação

Recentemente, a percepção de que os mainframes teriam seu fim decretado alterou-se por completo e então veio a constatação de que eles não só não morreram como continuam mais fortes do que nunca. Atualmente, já parece não haver mais dúvida de que os mainframes guardam a maior parte dos dados corporativos e de que assim será por muito tempo ainda. Setores como o financeiro, de telecomunicações e energia, além de órgãos governamentais, sempre souberam que o mainframe é o equipamento mais confiável e seguro para cargas de trabalho críticas.

Também é fato no mundo corporativo que as empresas passam a enxergar cada vez mais os benefícios de um projeto de SOA (arquitetura orientada a serviços) para seus negócios. SOA é a melhor maneira de alinhar a implementação das aplicações de TI com o modelo empresarial de maneira eficiente. E por que ela tem tanto valor estratégico para a maioria ou todos os ambientes corporativos? Porque a base para o sucesso no longo prazo é a flexibilidade dos negócios. Quando implementada adequadamente, a reestruturação do SOA para as aplicações de TI proporciona a flexibilidade de negócios de que a empresa precisa para sobreviver e crescer de forma consistente no futuro.

Muitas pessoas se perguntam se é preciso substituir as aplicações de mainframe para obter os benefícios do SOA. A resposta é não. A combinação SOA/mainframe é uma das mais promissoras. Muitas organizações têm transformado as aplicações de mainframe utilizando SOA com êxito, ao mesmo tempo em que podem preservar os investimentos legados e liberar recursos para outras despesas. E mais: muitos dos aplicativos que precisam ter suporte a SOA são justamente aplicativos de mainframe.

A transformação da base legada é possível porque a arquitetura orientada a serviços insere uma camada de interface de serviço entre as aplicações de processos de negócios e os aplicativos que executam os processos. O serviço é a menor unidade de uma aplicação SOA e representa a realização de uma tarefa dentro de um processo de negócio, como por exemplo, registrar um pedido, verificar crédito, obter cotação, etc. As implementações dessas interfaces de serviço adaptam-se e “escondem” a limitação ou complexidade dos ativos existentes. Em vez de adquirir mais servidores para atender às demandas de crescimento e desempenho de SOA, manter os mainframes é a opção que representa a melhor relação custo-benefício para ampliar capacidades já existentes.

Dessa forma, a SOA definitivamente não é incompatível com as aplicações de mainframe existentes em muitas áreas de TI, pois está associada a modularidade, processos de negócios integrados e modelo arquitetural em camadas. Trata-se de uma abordagem de desenvolvimento de sistemas corporativos que visa manter o foco nos processos e funções de negócio da empresa, implementando-os por meio da combinação de serviços reutilizáveis e interoperáveis.

E se por um lado os mainframes têm papel fundamental no armazenamento de dados de uma corporação, a interação com esses dados ainda enfrenta obstáculos nas empresas. Boa parte delas utiliza scripts manuais para transferir dados do mainframe para outros bancos de dados ou plataformas. Esse tipo de script é difícil de ser mantido, especialmente quando os colaboradores se desligam da instituição, por exemplo. Em resumo, as organizações têm tudo para modernizar os ativos de mainframe e obter vantagens econômicas à medida que evoluem de suas arquiteturas legadas para uma estrutura baseada em SOA. Há um grande potencial de mercado para esse tipo de projeto.

. Por: Paulo Lima, Consulting Manager do Canal de Integração da Attachmate Brasil | Perfil da Attachmate - De propriedade de um grupo de investidores liderado pela Francisco Partners, Golden Gate Capital e Thoma Cressey Equity Partners, a Attachmate permite que os departamentos de TI ampliem o alcance dos serviços críticos, garantindo gerenciamento, segurança e conformidade desses serviços. Entre suas soluções líderes de mercado estão aquelas voltadas a conectividade com o legado, gerenciamento de sistemas, da segurança e do ciclo de vida dos PCs. A meta da empresa é capacitar os departamentos de TI para que eles ofereçam aplicações confiáveis, gerenciem os níveis de serviço e garantam conformidade com conhecimento, automação e conectividade segura. P|| www.attachmate.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira