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23/10/2018 - 07:37

Dia Mundial do Macarrão no dia 25 de outubro

Massas secas representam 82% da preferência nacional. Nesta data, a Abimapi apresenta o ranking dos tipos de macarrão mais vendidos, com destaque para as massas de sêmola, as consumidas com maior frequência pelos brasileiros.

Em referência ao Dia Mundial do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulga a segunda edição de um estudo sobre hábitos de consumo do produto no Brasil, realizado pela Kantar WorldPanel.

De acordo com a consultoria, do volume total de 1,2 milhão de toneladas de macarrão comercializados no último ano, quando separamos os tipos de massas em secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos), instantâneas e frescas (recheadas, que necessitam de refrigeração), o primeiro grupo representa 82% do consumo, cerca de 989 mil toneladas, enquanto os demais equivalem a 14% (180 mil toneladas) e 3% (39 mil toneladas) do mercado, respectivamente.

Nas subcategorias das massas secas, o macarrão de sêmola foi o mais consumido em 2017, representando 27,9% do mercado, 276 mil toneladas. Logo em seguida, apareceram as tradicionais, com 26,9% (266 mil toneladas), e com ovos, 24,5% do volume de vendas (242 mil toneladas).

A pesquisa aponta que o brasileiro ainda se adapta com algumas versões diferenciadas: em 2017 foram consumidos aproximadamente 7 mil toneladas de macarrão grano duro (muito tradicional em países europeus) e 3 mil toneladas de massa integral, com maior apelo nutritivo.

Para atender as exigências dos consumidores e acompanhar a tendência de saudabilidade, os fabricantes têm enriquecido o produto com vitaminas, farinhas e grãos integrais, minerais e ingredientes orgânicos. "Ainda assim, apenas 4,7% da população comprou algum tipo de massa integral no último ano", comenta Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

"O macarrão é um alimento nutritivo, prático e saboroso, fonte de energia e fibras, de fácil digestão e minimamente processado. Pode ser um prato único ou estar acompanhado de carne, peixe e legumes, constituindo uma refeição de nutrição eficiente" ressalta o executivo.

Assim como na primeira edição da pesquisa, que mostrou os formatos de macarrão preferidos pelo brasileiro e destacou o espaguete como o principal, o novo estudo analisou durante o ano de 2017 uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões. No ranking nacional de consumo, Norte e Nordeste juntos apresentaram o maior índice de compra, responsável por 38,2% do volume de vendas; em seguida aparecem Sul (15,6%), Leste e interior do Rio de Janeiro (12,3%), Interior de São Paulo (10,3%), Grande São Paulo (10,2%), Grande Rio de Janeiro (7,4%) e, por fim, Centro-Oeste (6,1%).

O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.

Uma das maiores associações alimentícias do País, a Abimapi representa 99 empresas que detêm 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, formado por 51 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países. | www.abimapi.com.br | www.facebook.com/abimapibrasil

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