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23/10/2018 - 07:41

Novas marcas curitibanas conquistam o mercado


Conheça alguns empreendimentos que nasceram sem muito barulho e hoje são um grande sucesso na capital paranaense.

Curitiba — Empreender é sempre uma tarefa que exige muito esforço, dedicação e, porque não, amor. Consolidar uma ideia e transformá-la em um negócio lucrativo é o desejo de muitos que decidiram investir o que tinha em algo interessante, diferente ou inovador. E incentivar os empreendimentos locais é passo importante para conhecer um pouco do que está sendo inventado dentro da sua própria cidade e, porque não, iniciar sua própria empresa?

A Austral, por exemplo, nasceu da vontade de traduzir um design minimalista em acessórios, buscando um equilíbrio entre essa estética e as inspirações de cada coleção. A marca busca homenagear a riqueza de culturas e natureza da América do Sul, e principalmente a Cordilheira dos Andes. Sua filosofia de "menos é mais" passa pelos campos do design, da moda, da fotografia e da arte e é feita para um público que busca originalidade, autenticidade.

Já a Sui Generis Camisaria Feminina foi desenvolvida a partir do desejo de fazer algo diferente e, finalmente, encontrar a roupa ideal. Dessa forma, Elisa Serra Negra resolveu criar uma marca de camisas e blusas femininas. Conciliando duas carreiras (agrônoma e designer de moda), ela lançou oficialmente a marca em 2013. “Desde o início, idealizei algo que tivesse um propósito, um significado maior e uma história para contar. A ideia é ser além de uma marca de vestuário feminino”, explica a empresária.

As peças da grife são lançadas em coleções cápsula, com modelos atemporais e versáteis e produção em menor escala. O diferencial da Sui Generis é o alinhamento entre moda a questões como responsabilidade social, comércio justo e qualidade. A marca prioriza fornecedores nacionais e com certificação ambiental e, além disso, lançou recentemente uma coleção que foi produzida em parceria com a Associação Contato, de Minas Gerais, de crianças e adolescentes autistas. Na parceria, as camisas são estampadas com desenhos das crianças e 5% do valor de cada peça é doado para a associação, que vai investir o dinheiro para melhorar o atendimento de centenas de crianças. As vendas são realizadas pela internet com entrega em todo país e, também, pelo delivery de malinhas na região de Curitiba.

A Apuê é uma marca de calçados femininos lançada em Curitiba, no ano de 2015. O diferencial do empreendimento é combinar elementos clássicos e contemporâneos nos sapatos. Algumas vezes em uma leitura mais fiel de modelos icônicos e outras vem interpretações mais abstratas com linhas simples e minimalistas. Para eles, o sapato é uma peça que permite combinações descomplicadas para a expressão da autenticidade. Além disso, dentro do processo de produção, existe uma preocupação em aproximar o processo criativo e o processo de fabricação.

Outro empreendimento que é um grande sucesso em Curitiba é a Whatafuck Hamburgueria. Inaugurada em 2015 e com foco na venda de hambúrguer e chope artesanal, hoje se transformou na grande referência da gastronomia contemporânea na capital paranaense, apostando em um conceito descolado, onde a rua é o ponto de encontro de seu público. Além disso, os empreendedores incansáveis, Daniel Mocellin e Guilherme Requião lançaram, ainda, a Whata Store, onde é possível encontrar camisetas, bonés e tênis com a marca Whatafuck desenvolvidos a partir de parcerias com grandes nomes do segmento da moda.

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