Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2018 - 08:07

Oficina de escrita para alunos da rede pública municipal

Projeto Pequenos Grandes Escritores publica livros com trabalhos produzidos por crianças do Ensino Fundamental.

O Pequenos Grandes Escritores tem como objetivo central incentivar o processo criativo e inclusivo do jovem por meio da expressão escrita, estimulando a leitura e propiciando uma experiência autoral ao estudante. As oficinas, gratuitas, são ministradas pela equipe do projeto, que, após a conclusão, imprime os livros, com a produção das crianças. Cada aluno recebe dois livros impressos e um kit que inclui um certificado de participação no PGE.

Nos encontros, os alunos criam e ilustram histórias baseadas num tema determinado. “Como optamos por regiões de grande fragilidade social, procuramos abordar um assunto que tenha a ver com a realidade das crianças ou que já estejam sendo tratados pelas escolas”, explica Ricardo Monteiro, idealizador do projeto, que foi criado em 2009, e já passou por 11 escolas públicas, contemplando mais de 1.500 crianças do Ensino Fundamental.

Para compartilhar a produção para outros alunos da rede Municipal, professores, pedagogos e escolas e servir como uma ferramenta de estudo da realidade dessas comunidades por onde o projeto já passou, foi desenvolvido um aplicativo, gratuito, disponível para Android e IOS, que permite ler, compartilhar e baixar os livros já publicados.

Tijuca recebe projeto Pequenos Grandes Escritores — Em 2018, as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Leitão da Cunha participam do Pequenos Grandes Escritores. O tema abordado na turma do 2º ano é a “A valorização do outro: O que fazer para conviver?”. Já nas turmas do 3º o tema é “Uma viagem para a realidade - O personagem e os dias de hoje”, com foco no estudo sobre o folclore, incorporando algum personagem à realidade atual do Rio de Janeiro.

“Buscamos promover a interação social na construção de ideias, a exteriorização de sentimentos e despertar em cada criança o senso crítico. Queremos que eles tenham prazer na leitura e consigam interpretar e produzir seus próprios textos. Trabalhamos temas de importância cultural que beneficiarão não somente os alunos, mas também a comunidade onde elas vivem. A ideia é envolver o máximo de pessoas no projeto”, afirma Ricardo.

A Escola Municipal Leitão da Cunha — Com mais de cem anos, a escola tem seis salas de aula, uma biblioteca com oito mil livros, mais de 230 alunos com idades entre quatro e 12 anos e compreende da educação infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Em 2018, a escola lançou o projeto “Tecendo Humanos” fazendo com que as crianças pensem o ser humano de uma forma geral. Segundo a coordenadora da escola, Daniela Flauzino, o Projeto Pequenos Grandes Escritores chegou em momento oportuno. “É com muita satisfação que recebemos o projeto, porque ele comunga com os ideais de educação que buscamos e que passamos para os nossos alunos”, afirma Daniela, que conheceu o projeto por meio de professores de outras escolas que já participaram do PGE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira