Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2018 - 08:02

“Atacarejo” passa a ser o canal mais frequentado pelos consumidores no Brasil


De acordo com dados da Nielsen, 60% dos brasileiros passaram pelas redes de atacado de autosserviço neste ano. Mesmo após a melhora do cenário econômico, a maioria dos consumidores afirma que continuará frequentando as lojas do modelo.

Rio de Janeiro — Dados da Nielsen apontam, pela primeira vez, que as lojas de “atacarejo” passaram a ser as mais frequentadas pelos consumidores neste ano. 60% deles afirmam terem visitado as unidades do formato, em face de 58% que dizem ter feito compras nos supermercados de rede, modalidade que era a mais citada até o ano passado. Nas lojas do Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, também é possível identificar esse movimento: quando o indicador é o em fluxo de clientes nas lojas, aproximadamente 70% dele são compostos por consumidores finais; já quando o comparativo se dá em termos de receita, essa proporção é de 50% para clientes pessoa física e para pessoa jurídica, já que este último costuma ter um valor de ticket mais alto.

Outra constatação apontada pela Nielsen é que mesmo após a melhora do cenário econômico, os consumidores afirmam que continuarão comprando nas lojas de “atacarejo”. Uma pesquisa do Assaí realizada pelo Instituto Data Popular com 12 mil clientes da rede revela que 60% dos clientes foram motivados a migrar para o segmento por conta do cenário econômico mais desafiador. Destes, 98% disseram manter a preferência e confirmam que irão continuar fazendo suas compras no nas lojas do modelo mesmo após a melhora da economia. Além disso, o levantamento também mostra que os clientes do “atacarejo” voltaram a priorizar as marcas líderes na hora de montar a cesta de compras, principalmente em itens básicos como arroz, feijão e óleo de cozinha. Para 58% dos clientes que consomem estes produtos, a marca é mais importante do que o preço.

O avanço da expansão do segmento é um dos fatores que contribui para a popularização das lojas de “atacarejo”. Segundo dados da Associação Brasileira dos Atacados de Autosserviço(ABAAS ), entre janeiro e junho deste ano foram abertas 30 novas lojas em todo o Brasil. O Assaí também segue com um forte plano de expansão, abrindo unidades em todas as regiões do País. Em 2017, foram, ao todo, 20 novas lojas, abarcando um investimento de mais de R$ 900 milhões. Para este ano, estão previstas mais 20 unidades, sendo que oito já foram abertas em estados como Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Paraná. Com o crescimento e a abertura de novas lojas do segmento, regiões e cidades que antes não tinham lojas deste modelo nos arredores passam a conhecer o “atacarejo” e a optar por realizar suas compras nesse canal. Com isso, o segmento chega a novos lugares, atraindo novos públicos e se popularizando.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira