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18/04/2008 - 09:53

ALL amplia movimentação de contêineres


Parceria com a Global Logística oferece opção inédita para clientes em fluxos com origem ou destino aos portos catarinenses e pode movimentar até 15 mil TEUs/ano

A ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL11) firmou parceria com a catarinense Global Logística para a operação ferroviária de contêineres via Terminal Global II, no Porto de São Francisco do Sul (SC). O contrato marca a estréia da movimentação ferroviária de contêineres em portos catarinenses, oferecendo nova opção logística para clientes deste segmento. Foram investidos R$ 1 milhão na construção do terminal, com volume inicial potencial de 15 mil TEUs/ano. A operação terá início em abril.

Instalado a 3km do Porto de São Francisco do Sul e a 100km do Porto de Itajaí, o Terminal Global II tem 70 mil metros quadrados e capacidade estática para 1 mil contêineres, alcançando uma movimentação mensal de até 6 mil TEUS, entre importação, exportação e cabotagem. A operação será intermodal, com o trajeto principal percorrido por ferrovia até o terminal, onde as cargas são transferidas para caminhões até o ponto de descarga nos portos de São Francisco e Itajaí. “Até o fim do ano passado, o acesso de contêineres aos portos de São Francisco e Itajaí era exclusivamente rodoviário . Com a parceria, passaremos a oferecer uma nova opção logística aos importadores e exportadores ”, afirma o diretor de Industrializados da ALL, Alexandre Campos.

Nesta operação, está prevista a movimentação de produtos como congelados (aves, bovinos e suínos), produtos alimentícios, madeira, bobinas, cerâmicas e siderúrgicos. Entre as principais origens estão o oeste de Santa Catarina, norte e oeste do estado do Paraná e centro-oeste brasileiro. O Terminal atenderá também o estado de São Paulo, principalmente no segmento de cargas secas de importação. “Com esta operação, abrimos uma nova fronteira logística em Santa Catarina, com grande perspectiva de crescimento”, revela o Diretor da Global Logística, Cláudio dos Santos.

“O novo terminal marca uma etapa de crescimento na movimentação de contêineres da ALL, possibilitando o transporte intermodal para os portos de Santa Catarina”, reforça o diretor da ALL. Este é o 11o terminal de captação de cargas por contêiner da ALl, que amplia sua participação para os seis principais portos do Mercosul.

Contêineres no alvo da ALL – A exemplo da parceria com a Katoen Natie, firmada em dezembro de 2007 para operação de contêineres pelo porto de Santos a partir de Paulínia, o acordo com a Global Logística significa a possibilidade de crescimento no segmento de contêineres, um dos principais alvos da ALL no segmento industrial. “Vamos crescer 60% em volume neste segmento em 2008”, informa o Diretor de Industrializados da ALL.

Com uma movimentação de mais de 80 mil TEUs, incluindo as operações na Argentina, e uma distância média percorrida de mil quilômetros, a ALL consolida-se como uma das maiores operadoras de contêineres no modal ferroviário.

“Tradicionalmente, as ferrovias brasileiras tinham foco em commodities e minério. Nós queremos ampliar o mix de produtos transportados, tornando a ferrovia competitiva e atrativa para os clientes dos segmentos industriais”, revela o diretor da ALL.

Frigorificados – Um dos destaques na movimentação de contêineres é a operação de produtos frigorificados. “A ALL é a primeira empresa de logística do Brasil a transportar este tipo de produto por ferrovia” revela Eduardo Botelho Lotti, coordenador da unidade de Conteineres . A operação teve início em 2003, para o cliente Sadia, seguida por empresas como Frangosul, Seara e Perdigão. Desde então, a empresa cresceu mais de 20 vezes em volume de frigorificados, consolidando o sucesso desta operação.

Contêineres no Mercosul – Única empresa a manter ligação ferroviária com outros países da América do Sul, a ALL ganha espaço no Mercosul. No primeiro trimestre de 2008, a empresa aumentou em 20% a movimentação de cargas industrializadas nos fluxos do Mercosul, atingindo 6 mil TEUs. O crescimento deve-se a maiores volumes nos segmentos automotivo, com aumento de 60% no fluxo exportação, consumo, com a importação 25% maior de farinha, e florestal, com um crescimento de 54% no fluxo Brasil-Argentina.

As operações nestes dois países não param de crescer. "Nossa intenção é ampliar mercado, conquistando cargas hoje dominadas pelo caminhão e por cabotagem e dobrar a participação da ALL no volume movimentado entre os países do Mercosul nos próximos três anos", afirma Felipe Guimarães, Gerente de Industrializados Mercosul da ALL. O principal alvo da empresa são a cargas de exportação e importação nos segmentos de siderúrgicos, consumo, automotivo e minério.

Perfil ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de 1.050 locomotivas e 30 mil vagões, além de cerca de 1.000 veículos entre próprios e agregados.

A ALL possui ainda uma estrutura consolidada que conta com mais de 70 unidades espalhadas por cidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Entre seus principais clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Cargill, Bunge, AmBev, Unilever, Votorantim, Scania, Petrobras e Gerdau. Seus serviços logísticos incluem o desenvolvimento de projetos customizados, movimentação nacional e internacional door-to-door, distribuição urbana, coletas milk run, gestão completa de armazéns, centros de distribuição e estoques. Atende aos mais diversos segmentos: commodities agrícolas e fertilizantes, combustíveis, construção, madeira, papel, celulose, siderúrgicos, e autopeças, embalagens, químicos e petroquímicos, bebidas, entre outros.

A empresa iniciou suas atividades em março de 1997 como Ferrovia Sul Atlântico, ao vencer o processo de privatização da malha ferroviária sul (PR, SC e RS). Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional, passou a operar também no trecho sul de SP. Em agosto de 1999 adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP, dobrando a extensão de sua malha. Em julho de 2001 integrou a totalidade dos ativos e atividades da Delara, dando origem à maior empresa de logística da América Latina.

O lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, em junho de 2004, foi um marco na trajetória da ALL, pois possibilitou a captação de recursos para financiar seu projeto de crescimento. Hoje, é a única empresa de logística que possui capital aberto no Brasil, com práticas de governança corporativa superiores.

Aquisição Brasil Ferrovias – Em maio de 2006, a ALL comprou as operações da Brasil Ferrovias, tornando-se a maior companhia ferroviária do país. Estendeu seu negócio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliou sua atuação no estado de São Paulo e passou a ter acesso ao Porto de Santos, o mais importante do País.

A aquisição foi feita por meio de uma troca de ações no valor de R$ 1,4 bilhão, e o valor total da operação, considerando-se a dívida líquida da empresa incorporada, foi de aproximadamente R$ 3 bilhões. A Brasil Ferrovias possuía 4,7 mil km de via férrea, 7,8 mil vagões e 280 locomotivas. A história da ALL se repete com a oportunidade de transformar a Brasil Ferrovias numa operação ferroviária viável e contribuir para o aumento da participação da ferrovia na matriz de transporte brasileira. Hoje a participação ferroviária no Porto de Santos está na faixa de 27%, enquanto em Paranaguá, onde a ALL já atuava, o percentual é 60%.

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