Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2008 - 09:54

Ministro de Minas e Energia se reúne com diretoria da Petrobras


“O potencial exploratório do pré-sal é grande mas ainda não temos condição de confirmar volumes de óleo na acumulação Carioca”, disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Rio de Janeiro - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, reuniu-se no dia 17 de abril (quinta-feira), com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e diretoria para assistir uma exposição sobre a Companhia. Após a reunião, o ministro e o presidente da Petrobras concederam entrevista coletiva à imprensa.

O ministro comentou que a Petrobras exibe números impressionantes e empolgantes. "É uma holding com mais de 270 empresas coligadas, presente em 27 países. As últimas descobertas no pré-sal, em Tupi e Júpiter, deram à Petrobras um fôlego excepcional. No último ano suas ações valorizam de US$100 bilhões para US$230 bilhões".

Na coletiva de imprensa, eles reafirmaram aos jornalistas que a Petrobras ainda não dispõe de informações suficientes para fazer anúncios sobre o volume das reservas da acumulação Carioca. “O potencial exploratório do pré-sal é grande mas ainda não temos condição de confirmar volumes de óleo na acumulação Carioca”, disse Gabrielli. O ministro Lobão lembrou que “não se pode adiantar para o mercado uma informação não confirmada”. Ele destacou ainda atuação da Petrobras no Brasil e no exterior.

O presidente Gabrielli disse ainda que a Petrobras está fazendo uma revisão do plano estratégico. Perguntado sobre novos investimentos no Japão, após a recente aquisição da refinaria Nansei Suekiyu, em Okinawa, Gabrielli explicou que a Petrobras avalia esta possibilidade, considerando que Okinawa tem uma posição privilegiada em relação a todos os países do leste asiático.

Esclarecimentos sobre descoberta na área denominada Carioca - Com relação às informações atribuídas ao diretor geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, divulgadas no dia 14 de abril (segunda-eira), pela imprensa, relacionadas a possíveis reservas na área denominada Carioca, a Petrobras esclarece o seguinte: O consórcio formado pela Petrobras (45% - Operadora), BG (30%) e Repsol YPF Brasil (25%) continua seguindo o programa exploratório do Bloco BM-S-9 na Bacia de Santos. O Bloco é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50) que resultou na descoberta anunciada em 05 de setembro de 2007. Na ocasião foi informado ao mercado que são necessários novos investimentos que contemplariam a perfuração de novos poços e cujo Plano de Avaliação está em fase final de elaboração e deve ser protocolado na ANP nos próximos dias.

Seguindo o cronograma normal de exploração, a Companhia iniciou em 22 de março de 2008 a perfuração do segundo poço, o 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), situado na área menor do bloco, mas que até o momento não atingiu a camada do pré-sal. A continuidade das atividades exploratórias inclui a perfuração de novos poços, teste de formação de longa duração e novos estudos geológicos para comprovar a abrangência da descoberta.

Dados mais conclusivos sobre a potencialidade da descoberta somente serão conhecidos após a conclusão das demais fases do processo de avaliação, e serão informados ao mercado oportunamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira