Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2008 - 10:16

Hipismo: a modalidade Adestramento busca formação de equipe Olímpica

Palestras de motivação, apoio psicológico, nutricionista e um programa de treinamento cuidadosamente elaborado pelo belga Johan Zagers fizeram parte da rotina de 5 atletas do hipismo na modalidade Adestramento, nas duas últimas semanas.

Concentrados na Coudelaria Rocas de Vouga, haras de propriedade do empresário Manuel Tavares de Almeida Filho, em Itu, interior paulista, cavaleiros e amazonas se prepararam para a 4ª e penúltima seletiva olímpica que se realiza nesta sexta-feira, 18, as 10:00h, no Clube Hípico de Santo Amaro, na Capital paulista.

Os palestrantes - Um time campeão de treinadores de outras modalidades esportivas passou por Itu para ministrar palestras motivacionais aos competidores. José Roberto Guimarães, treinador da equipe brasileira feminina de Vôlei foi um deles. Apaixonado pelo cavalo Lusitano, Zé Roberto é um colecionador de títulos nacionais e internacionais. Coleciona vários, entre eles uma medalha de ouro olímpica, o de campeão da Liga Mundial (1993), e por 5 vezes a de Campeão Sul-americano (1993 e 1995 com o time masculino, e em 2003, 2005 e 2007 com o feminino). Zé Roberto participou de 4 Olimpíadas, e foi o primeiro a conquistar uma Medalha de Ouro olímpica de esportes coletivos do Brasil, nos Jogos de Barcelona, em 1992, quando era o técnico da seleção masculina. No comando do time feminino desde 2003, Zé Roberto teve muito a contar na palestra que ministrou aos cavaleiros e amazonas do Adestramento.

Quem também esteve falando com os atletas do Adestramento foi a “rainha” do basquete brasileiro e uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. Hortência, que se apaixonou pelo cavalo Lusitano à época que foi casada com Victor Oliva, contou de sua trajetória de garra, dedicação e vitórias. Atleta que mais se destacou na América do Sul entre todos os esportes na década de 80, Hortência Macário é a cestinha recordista mundial com 121 pontos em um único jogo. Perde a conta quando fala dos títulos conquistados, entre eles o de Campeã Mundial na Austrália (1994), Campeã Sul-americana 5 vezes (1978, 1981, 1986, 1989 e 1993), Medalha de Ouro nos Jogos Pan-americanos de Havana (1991) e Medalha de Prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996).

Outra palestrante que marcou presença na concentração foi Andréia Curi, nome reverenciado no nado sincronizado. Técnica das gêmeas Isabela e Carolina Moraes - medalha de bronze de dueto nos Jogos Pan-Americanos de 1999 e 2003 - Andréia Curi foi a responsável pela criação da trilha sonora e coreografia que a amazona Luiza Almeida e o cavalo Samba apresentaram nas provas Kür na temporada 2006.

A concentração - Acordar cedo, correr, fazer ginástica, montar, montar e montar. Além de acompanhamento psicológico, nutricionista e palestras motivacionais. A rígida rotina preparatória para a seletiva dos 5 candidatos que montam cavalos Puro Sangue Lusitano deixou, cada um deles, com vontade ainda maior de garantir o índice de 64% na avaliação dos juízes Mariette Withages, da Bélgica, e Stephen Clark, da Inglaterra, enviados ao Brasil pela Federação Eqüestre Internacional (FEI).

No time, o único cavaleiro que já conseguiu o primeiro dos dois índices necessários para carimbar o passaporte para Pequim é Rogério Silva Clementino, um ex-peão de fazenda que já se aventurou nas arenas de Rodeio, mas que encontrou no Adestramento sua maior paixão. Roger, como é conhecido, monta Nilo V.O., animal nascido nos campos da Coudelaria Ilha Verde, propriedade de Victor Oliva, empresário responsável não só pela entrada de Roger no esporte como é seu patrocinador e incentivador.

Roger Clementino fez sua estréia na modalidade em 2006. No mesmo ano conquistou o cobiçado título de Campeão Brasileiro Sênior, desbancando experientes amazonas e cavaleiros. Em 2007 subiu mais um degrau e foi eleito Campeão Brasileiro Sênior Top. No mesmo ano, convocado em cima da hora para integrar a equipe brasileira de Adestramento no Pan do Rio, subiu no pódio com os parceiros na conquista da Medalha de Bronze.

No seleto time concentrado na Coudelaria Rocas de Vouga, além de Roger Clementino também estavam Leandro Aparecido da Silva, cavaleiro Pan-americano em Santo Domingo; Luciano Pereira Alves, Medalha de Bronze Individual e Prata por Equipe no Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho; e as irmãs Thaisa e Luisa Tavares de Almeida. Luisa, 16 anos, também fez parte da equipe Medalha de Bronze no Pan do Rio montado Samba, um Lusitano importado. Caçula entre os atletas do hipismo no Pan, Luisa passou os últimos 8 meses treinando na Alemanha com Johann Zagers e competindo em torneios europeus.

A 4ª seletiva olímpica de Adestramento acontece durante o Grand Prix “B” nesta sexta-feira, 18, a partir de 10h, no Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), na Capital paulista. São apenas 11 conjuntos (cavalo/cavaleiro) na disputa. O evento é aberto ao público e o CHSA fica na Rua Visconde de Taunay, 508, bairro de Santo Amaro, São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira