Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2018 - 07:19

Termomecanica recebe certificação ISO 50001

É a primeira empresa do segmento de transformação de cobre a ser certificada. Com a norma, as organizações estabelecem sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência, uso e consumo. A empresa é uma das poucas no Brasil a manter equipe dedicada para o controle, monitoramento e contratação dos insumos energéticos.

São Paulo — A Termomecanica acaba de conquistar a certificação ISO 50001, como resultado de sua política para a melhoria da eficiência energética. A empresa lidera o mercado de transformação de cobre e suas ligas e é também a primeira deste segmento a implementar e cumprir todos os requisitos da norma, que ajuda a estabelecer uma estrutura mais eficiente no que diz respeito à gestão e melhorias no consumo de energia. A ISO 50001 tem grande importância para a TM, pois os seus sistemas e processos proporcionam reduções de custo de energia, nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais.

A energia elétrica tem uma grande participação nos gastos da empresa. Segundo o recém-publicado Relatório de Sustentabilidade, em 2017, foram consumidos, nas duas plantas em São Bernardo do Campo (SP), quase 129 milhões de kWh. "A Termomecanica sempre se preocupou em relação aos riscos de escassez energética. Acreditamos que, por meio de uma gestão com metas e objetivos claros, o comprometimento com a sustentabilidade é consequência", explica Luiz Henrique Caveagna, Diretor Industrial de Operações da Termomecanica.

A norma que especifica os requisitos do Sistema de Gestão de Energia (EnMS) ajuda a desenvolver e implementar uma política energética e estabelecer objetivos, metas e planos de ação que levem em conta os requisitos legais e informações relativas ao uso significativo de energia.

O fato de a Termomecanica contar com uma equipe dedicada, que atua fortemente no controle, monitoramento e contratação dos insumos energéticos, por si só já representa um grande diferencial no que diz respeito à obtenção da certificação. Poucas empresas dispõem de um departamento exclusivo para gestão de energia elétrica. Além disso, para que a ISO 50001 fosse alcançada, a Termomecanica passou por um rígido processo de avaliação para verificar se todos os pré-requisitos estavam sendo cumpridos.

As equipes foram treinadas, e os processos foram revistos para identificar em qual ponto em uma escala de um a dez na Norma ISO 50001 a TM se encontrava. Parcerias com o SENAI e o Procobre, bem como engajamento e integração em todos os níveis e funções da organização e, especialmente, da gestão de topo, foram essenciais para que a TM fosse certificada.

"Esse processo, embora longo e custoso, nos permitiu identificar os ajustes a serem feitos, de acordo com as regras da Norma. Foi mais de um ano para que ele fosse concluído efetivamente, e isso só foi possível graças à maturidade da nossa empresa com relação à eficiência energética".

Dentro do quadro de exigências da ISO 50001 para as organizações, está o desenvolvimento de uma política para o uso mais eficiente da energia; fixar metas e objetivos para atender a essa política; usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia; medir os resultados; rever como a política funciona e melhorar continuamente a gestão da energia.

"Parte da nossa preocupação em melhorar a gestão de energia também foi com relação aos nossos clientes e parceiros, já que podemos permitir uma maior confiança e garantir a credibilidade mundial para a consciência da energia", finaliza.

Perfil — A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Recentemente, passou a fabricar também produtos em Alumínio. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa mantém programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. A Termomecanica e demais empresas que compõem a divisão de semielaborados do grupo contam com cerca de 1.700 empregados, três fábricas no Brasil (duas em São Bernardo do Campo – SP e uma em Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Tortuguitas, na Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição no Brasil, (São Bernardo do Campo - SP e Joinville - SC).

A Termomecanica, posicionada em 574ª posição na edição 2016 do ranking "Maiores e Melhores" da Revista Exame, faz parte do seleto grupo de empresas que integram a lista desde a sua primeira publicação, em 1974.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira