Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2008 - 10:31

Valvoline e Cummins formam joint venture no Brasil


A Cummins Inc, EUA, maior fabricante independente, em nível mundial, de motores diesel, e a Ashland Inc, EUA, através de sua Unidade de Negócios Valvoline - a marca pioneira no segmento de lubrificantes derivados de petróleo do mundo (desde 1866) - anunciaram uma parceria no Brasil, concretizada pela joint venture denominada Valvoline Cummins do Brasil. “O objetivo é aproveitar a grande sinergia existente entre as atividades de ambas as empresas em todo o mundo, para introduzir novos e avançados produtos lubrificantes e ampliar serviços que resultem num pacote de valor para o mercado, traduzido na melhoria de desempenho de veículos e máquinas e redução de custos para seus clientes”, disse Naveen Gupta, diretor da Valvoline International durante coletiva de imprensa realizada hoje (17), em São Paulo.

Duas parcerias desse tipo já consolidadas, na Índia e na China, e o bom relacionamento de Marketing praticado pelas duas companhias em países europeus e na Austrália estimularam, agora, a formação da joint venture brasileira. “Contribuiu muito para essa decisão o fato de o mercado brasileiro de lubrificantes estar entre os seis maiores do mundo” afirmou Gupta. Estima-se que o consumo atual do País é da ordem de 1 bilhão de litros/ano.

Outro fator citado por Gupta para concretização do negócio é a estabilização da economia brasileira com sinais de sólido crescimento continuado. Um projeto semelhante acaba de ser implementado na Argentina, chamado Valvoline Cummins Argentina.

“Em razão de todos esses fatores, consideramos ser o momento atual o mais propício para se investir neste mercado. E a perspectiva de crescimento, a partir da união das duas companhias, é bem grande”, explicou Gupta. Uma mostra disso está nos resultados das operações iniciais da Valvoline Cummins do Brasil, que no primeiro trimestre deste ano apresentaram uma expansão de 75% na receita bruta, em comparação com o desempenho da Valvoline, no mesmo período de 2007.

Devido a essa boa perspectiva comercial, a estimativa é de que serão necessárias contratações, principalmente nas áreas de vendas, assistência técnica, marketing e na cadeia de suprimentos. Na prática, a estrutura organizacional da Valvoline Cummins do Brasil será composta por dois diretores da Cummins e por dois da Ashland.

Para Luis Pasquotto, diretor sênior de mercado da Cummins, a união representa uma oportunidade de ampliar, entre seus clientes, a percepção de que a marca permite a facilidade de encontrar tudo que necessitam num único ponto de venda - motores, filtros, peças, turbos, geradores, acessórios e, agora, lubrificantes de tecnologia superior.

A Cummins é uma das maiores forças no segmento de motores diesel no país. No mercado brasileiro de lubrificantes, a linha diesel representa aproximadamente 35% do total comercializado. A linha de veículos de passeio e motos significa 27% do mercado total e a Valvoline tem um enorme know how nesse campo. Dessa forma, a sinergia levará a uma expressiva penetração das operações da nova joint-venture em ambos os mercados.

Segundo Rubens Aguiar, gerente de marketing da Valvoline Cummins do Brasil, a parceria significa uma expressiva expansão dos canais de distribuição dos seus produtos, ao contar também com a Rede de Distribuidores Cummins, em todo o território nacional. E como as duas empresas atuam em segmentos correlatos, a previsão é de que haverá substancial incremento de negócios para ambas. Toda a linha de produtos Valvoline, que inclui lubrificantes, graxas, óleos de transmissão, engrenagens e câmbio, fluídos de radiador e aditivos, é utilizada em máquinas e equipamentos dotados de motores Cummins, empregados no transporte de carga, em operações agrícolas e de navegação, nos campos da mineração, construção, industrial e de geração de energia.

“Além de ampliar as possibilidades de vendas de produtos já disponíveis na linha, a joint venture permitirá agilizar pesquisas e o desenvolvimento de novos e avançados produtos segundo as necessidades de cada mercado”, disse Aguiar. Uma dessas possibilidades é a de lubrificantes para motores a gás. “Na área de bio-lubrificantes, nós já estamos desenvolvendo esse tipo de produto em seus centros de pesquisas internacionais, especialmente óleos hidráulicos com base vegetal, o que acarretará em futuras importações para suprir o mercado brasileiro, conforme a demanda venha a ser detectada”, completou.

As duas empresas prevêem investimentos expressivos nesse novo negócio, particularmente em pesquisas de produtos, ampliação da Rede de distribuição, treinamento e marketing.

Perfil Cummins INC. - Fundada em 1919, por Clessie Cummins e W.G Irwin, a Cummins Inc. nasceu com o intuito de produzir motores diesel para caminhões e ônibus que seriam mais econômicos e resistentes que os modelos a gasolina disponíveis na época. Instalada em Columbus, estado americano de Indiana, a Cummins iniciou suas atividades produzindo motores para uso na agricultura. A marca ganhou prestígio internacional a partir da II Guerra Mundial, com o uso dos motores pelo exército americano. Hoje, ela é a maior produtora mundial de motores diesel independente, está presente em 160 países, possui 80 fábricas e cerca de 5 mil pontos de vendas e prestação de serviços em todo o mundo incluindo o Brasil. Seus motores são empregados nos setores automotivo, agrícola, marítimo, de mineração, construção e geração de energia. Além de motores e geradores, mercados onde é lider mundial, também possui unidades de negócios voltadas ao desenvolvimento e produção de sistemas de filtração, de turbos, e acaba de implantar uma unidade voltada para sistemas de controle de emissões. Site www.cummins.com.

Perfil ashland Inc. - A Ashland Inc. é uma companhia química global diversificada, que provê produtos, serviços e soluções de qualidade, para clientes em mais de 100 países. Empresa integrante da lista das 500 maiores companhias do mundo pela “Fortune 500”, opera através de quatro unidades de negócio: Ashland Performance Materials, Ashland Distribution, Valvoline e Ashland Water Technologies. Para saber mais sobre a Ashland, visite o site www.ashland.com.

Perfil Cummins Brasil - Atuando no Brasil desde 1971, com fábrica instalada em Guarulhos (SP), a empresa possui atualmente cerca de 1,3 mil funcionários e seus motores são utilizados nos setores automotivo, agrícola, marítimo, de mineração, construção e também em grupos geradores de energia. Líder no mercado nacional no suprimento de motores para caminhões, fornecendo especialmente para a Ford e Volkswagem, tem uma presença forte nos demais setores onde atua, incluindo os negócios voltados para filtração, turbos, geração de energia e sistemas de emissões. Para saber mais sobre a Cummins Brasil, visite o site www.cummins.com.br.

Perfil Valvoline - Valvoline, uma divisão de negócios da Ashland Inc., tem servido os mercados americano e mundial por mais tempo do que qualquer outra companhia de lubrificante, e é líder em fornecimento de inovação e qualidade, através de produtos de alta performance, automotivos e industriais em mais de 100 países. Mais conhecida pelos seus óleos lubrificantes, a Valvoline também possui a linha Eagle One® de produtos de beleza automotiva, Car Brite®, produtos para restauração de veículos, aditivos Zerex®, produtos de performance SynPower®, aditivos automotivos Pyroil®, e a linha de produtos para veículos de alta quilometragem MaxLife®. A Valvoline também possui negócios no mercado de trocas de óleo com sua unidade Valvoline Instant Oil Change® (VIOC), a segunda maior rede dos Estados Unidos. Para saber mais sobre a Valvoline, visite o site www.valvoline.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira