Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2018 - 07:34

Siemens apresenta portfolio completo de soluções para o mercado de distribuição de energia

Durante SENDI 2018. Soluções estarão integradas ao conceito de Internet of Energy (IoE), responsável por conectar estruturas físicas a uma interface digital, contribuindo para uma melhor gestão de dados. Por meio de suas tecnologias, a Siemens visa suportar seus clientes com as rápidas mudanças e novos desafios dos sistemas de energia do futuro. Sediado em Fortaleza, o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI) acontece entre 20 e 23 de novembro.

A Siemens apresentará durante a 23ª edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), que acontece em Fortaleza entre os dias 20 e 23 de novembro, suas inovações para o setor, focando no conceito de Internet of Energy (IoE), que conecta toda a estrutura de um ambiente físico para o mundo digital, facilitando o gerenciamento de ativos, operação da rede e melhorias na qualidade do serviço.

De acordo com Sérgio Jacobsen, diretor de Digital Grid da Siemens no Brasil, a participação da empresa no SENDI, que é considerado o maior evento para o setor de distribuição de energia a nível nacional, é fundamental para consolidar sua posição de liderança e vanguarda em oferecer soluções inteligentes que otimizem processos de forma assertiva.

"No cenário atual de grandes transformações para o setor elétrico, a Siemens irá mostrar como sua tecnologia de ponta pode auxiliar as distribuidoras a aprimorar o serviço a seus clientes e, com isso, traçar um novo cenário energético para o Brasil", explica Jacobsen ao mencionar que, atualmente, a cadeia energética vai muito além de fios distribuindo energia. Participante tradicional do SENDI, a Siemens conta com soluções de ponta-a-ponta para o setor de distribuição de energia, englobando os conceitos de Digitalização, Descentralização e Descarbonização. "Temos o objetivo de oferecer ao mercado nacional soluções inteligentes que tornam a Siemens o parceiro ideal de negócio para que seus clientes possam se posicionar melhor perante o consumidor e aproveitar as oportunidades da revolução digital na cadeia energética", complementa Jacobsen.

Para o evento, a Siemens irá apresentar ao público um grande infográfico em touch screen, que mostrará de forma interativa pontos de aplicações de várias soluções para gestão inteligente e confiável das redes de distribuição e consumo de energia, entre elas:

Dry sub – transformador submersível — Inédito no Brasil, o transformador de classe 15kV atua com operação no ar, semi-submerso ou totalmente submerso. Sua aplicação se dá em redes de distribuição de energia subterrâneas urbanas, garagens subterrâneas ou locais sujeitos a alagamentos. Entre suas vantagens, destacam-se a isenção de manutenção, redução dos custos com obras civis em câmaras subterrâneas e também a alternativa à aplicação de transformadores submersíveis a óleo, sem riscos de vazamento ou contaminação.

MindSphere — Sistema operacional de IoT aberto baseado em nuvem, que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital. No caso da geração distribuída e distribuição de energia, a solução possibilita atestar a automatização de redes e subestações por meio da identificação precoce de problemas e oportunidades potenciais em plantas e instalações, além do monitoramento de serviços em qualquer lugar do mundo. Durante o evento, o MindSphere irá rodar uma simulação de gerenciamento de ativos, detecção de falta de energia, perdas e regulação de tensão.

Microgrid Table — Simulador virtual de uma microrrede, com uma plataforma demonstrativa que replica a geração de energia em uma cidade, com cargas e demandas que simulam a condição real. Por meio desse simulador, o público poderá visualizar, em tempo real, como a adoção de soluções de Energia Distribuída impactam positivamente todo um sistema elétrico.

Infraestrutura para medição inteligente — Referência em soluções de digitalização a nível global, a Siemens traz ao SENDI 2018 seus equipamentos para implementação de infraestruturas de medição inteligente de energia. Diferente dos modelos convencionais, que exigem a presença de um funcionário para avaliar as informações periodicamente, esses novos medidores dispõem de comunicação direta com as concessionárias de energia, enviando as informações relevantes de forma instantânea, o que facilita a tomada de decisões e previne problemas.

IM Series — Os medidores inteligentes dessa linha permitem comunicação bidirecional, medição à distância, detecção de fraude, além de muitas outras funcionalidades, como multi-tarifação, pré-pagamento, corte/religa remoto e memória de massa.

EnergyIP MDM — Essa plataforma coleta, processa e consolida dados provenientes da medição por meio de uma gama de algoritmos e conjuntos, além de diversas aplicações inteligentes como módulo para detecção e combate às perdas, Big Data Analytics, Gestão de ativos e balanço energético e Aplicação em nuvem.

Fusesaver – disjuntor ultra rápido — Em breve, lançamento na linha Fusesaver, trazendo ainda mais confiabilidade para as redes elétricas brasileiras. Conta com novo módulo de comunicação incluindo bateria recarregável e novo conjunto de características, como detecção de carga fria, melhores opções de ajuste do elemento de proteção, indicação de passagem de falta configurável, retardo de disparo manual configurável, melhor exibição de dados de registro de faltas e melhorias na atualização de segurança e estabilidade de desempenho.

Soluções de Automação, Proteção e Controle — Por meio das linhas Siprotec, SICAM e Reyrolle, a Siemens oferece soluções para automação, proteção, controle e monitoramento de sistemas de energia elétrica. Dessa maneira, é possível ampliar a segurança, eficiência e otimização de custos operacionais em redes de média, alta e extra-alta tensão. Além disso, destacam-se a comunicação confiável e de alto desempenho e a facilidade na utilização da eficiente ferramenta de engenharia DIGSI 5. A aplicação dessas tecnologias permite habilitar as Subestações Digitais com ganhos significativos de eficiência e redução de custos na construção, operação e manutenção.

Transformadores de distribuição a seco— Com aplicação indicada para indústria, prédios comerciais e geração eólica e solar, esse modelo de transformador possui tensões de 34,5 kV / 75 kVA até 25 MVA. Encapsulado em resina sob vácuo, é considerado ecológico, já que não utiliza óleo isolante e é reciclável. Além disso, o equipamento é livre de descargas parciais, não propaga fogo ou oferece riscos de explosões. Sua instalação é econômica, já que não exige obras civis, é livre de manutenções e a potência pode aumentar 40% com ventilação forçada.

Painéis de distribuição — O portfólio Siemens dispõe de soluções para chaveamentos inteligentes em sistemas de média e baixa tensão. Os produtos da gigante alemã para esse mercado são ideais para instalações industriais, produtores de energia, operadores da rede e distribuidoras de energia

Painéis de média tensão isoladas a ar | NXAIR e 8BT2 para distribuição primária | Simoprime para distribuição secundária.

Painéis de média tensão isolados a gás | NXPLUS C e 8DA/B para distribuição primária | Simosec e 8DJH para distribuição secundária.

Painéis de baixa tensão: Sivacon S4 para distribuição fixa | Sivacon S8 para centro de controle extraível.

Soluções Inovadoras para Subestações Convencionais e Digitais —Uma subestação é uma instalação de alta potência que contém equipamentos para transmissão e distribuição de energia, além de um sistema de proteção e controle. Indústrias e concessionárias de energia são alguns exemplos de utilizadores deste tipo de solução. A Siemens possui diversos equipamentos para uma subestação convencional, tais como para-raios, disjuntores, seccionadores, buchas, reatores de núcleo de ar e transformadores de instrumento. Já para subestações digitais, os clientes podem contar com a tecnologia Process Bus, que digitaliza dados analógicos dos equipamentos de pátio e os transmite por meio de redes Ethernet em fibra ótica para os dispositivos de proteção na casa de controle. Entre os benefícios da solução, destacam-se maior segurança operacional, baixa incidência de falhas, redução de custos e interoperabilidade.

Mais produtividade em Subestações Compactas —A Siemens viabilizou um modelo de subestação compacta para desempenhar seu papel de forma eficaz, podendo, inclusive, ser adotada por quaisquer clientes que possuem restrição de espaço ou necessidade de fornecimento de energia de curto prazo. Para se ter uma ideia, é possível montar uma subestação inteira em um chassi de 17m x 3,2m, dimensões extremamente reduzidas perto de equipamentos convencionais, num prazo de fornecimento de aproximadamente 10 meses. A solução pode ser desenvolvida para potências de até 25MVA e com classes de tensão variando de 13,8 a 138kV. Entre os benefícios estão a montagem e comissionamento em fábrica, transporte da solução integrada, redução do tempo de instalação (plug & play), redução significativa de obras civis, redução de área (m2) em torno de 50% se comparado a uma subestação convencional, minimização de custos e possibilidade de realocação futura da solução.

Subestação isolada a gás— Ideal para instalações subterrâneas, ambientes altamente poluídos e aglomerações urbanas, consiste em uma subestação de alta tensão (72kV – 500 kV) com construção modular, feita com produto de material reciclável e rigidez sísmica e dielétrica. Oferece segurança pessoal aos operadores, já que é à prova de explosão, e tem custo reduzido para manutenção. Além disso, é de fácil transporte e pode ser montada em um espaço menor do que o convencional.

Sistemas de Telecomunicações —Consiste em uma infraestrutura inteligente de comunicação para usinas e subestações. Oferece diversas integrações de soluções como teleproteção, redes operativas e corporativas, comunicação óptica e móvel operacional, rádio micro-ondas e centrais PABX IP.

Centros de operação e controle— A solução Spectrum Power possibilita controle e frequência de tensão de sistemas de energia. Por meio de monitoramento e gestão de ativos, efetua análise de estabilidade de rede e simulação de operação. A Siemens ainda oferece todo um aparato para segurança cibernética, de modo a evitar problemas como interrupção de energia, manipulação de dados e sequestro de senhas.

. SENDI 2018/ XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, de 20 a 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999, bairro Edson Queiroz. CEP 60811-341 – Fortaleza (CE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira