Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/11/2018 - 10:40

Câmara de Comércio Índia-Brasil promove seminário “Fazendo Negócio com a Índia”


(esq./dir.) Elson de Barros Gomes Jr., cônsul geral da Índia em Minas Gerais; Leonardo Ananda, cônsul geral da Índia no Rio de Janeiro e presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, e Ashok Das, embaixador da Índia no Brasil

Evento aconteceu em parceria com a Embaixada e Consulado da Índia no Rio de Janeiro. O evento discutiu relações comerciais entre a Índia e o Brasil com a participação do embaixador Ashok Das; à noite, jantar e danças típicas comemoraram o o Diwali — Festival das luzes indiano.

A Câmara de Comércio Índia-Brasil, a Embaixada da Índia e o Consulado da Índia no Rio de Janeiro promoveram no dia 14 de novembro (quarta-feira), o seminário Fazendo Negócios com a Índia. O evento, começou na sede do escritório Siqueira Castro Advogados, e discutiu as relações comerciais entre os dois países e terá a participação do embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das. Na mesma data, à noite, houve o lançamento do selo em homenagem aos 150 anos de Mahatma Gandhi e a comemoração do Diwali — Festival das luzes, com danças, músicas e um jantar com comidas típicas para disseminar a cultura indiana.

Entre os homenageados, estavam o cantor e compositor Gilberto Gil, o ator e diretor de cinema, Márcio Garcia, a Escola de Samba Independente de Padre Miguel, entre outros.

“A proposta do evento é discutir temas relativos às relações comerciais entre Índia e Brasil e apresentar alguns dos casos de sucesso dessa interação, com o objetivo de elucidar as oportunidades nos mais diversos setores e expor os desafios a serem superados para o fortalecimento desses laços”, explica a coordenadora regional da Câmara de Comércio Índia Brasil para o Estado de Minas Gerais, Nathalia Rodrigues.

O embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das, fez a abertura oficial do evento. No programa já estão confirmados grandes casos de sucesso da relação Índia-Brasil, incluindo setores como Engenharia, Farmacêutico e Óleo e Gás. À noite, no mesmo dia, o Consulado da Índia no Rio de Janeiro promoveu outros dois eventos importantes para a comunidade indiana, desta vez no Centro Cultural Correios: o lançamento dos selos comemorativos do 150º. aniversário de Gandhi e o Diwali — Festival das Luzes, uma comemoração tradicional da cultura indiana, comparável ao Natal.

“Foi um dia muito importante para a Índia, no Rio de Janeiro. O debate transcorreu sobre o grande potencial da relação econômica e comercial entre o Brasil e a Índia. Atualmente a Índia é o país que mais cresce no mundo e terá um papel muito estratégico para a retomada do crescimento da economia brasileira. A noite celebraremos o principal festival da Índia, apresentando um pouco da música, da dança e da gastronomia que compõe a rica e milenar cultura indiana. Na ocasião homenagearamos importantes personalidades e instituições que vem contribuindo com o Consulado da Índia e com a Câmara de Comércio Índia Brasil na promoção desta relação bilateral”, afirmou o cônsul geral da Índia no Rio de Janeiro e presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, Leonardo Ananda.

Diwali —Festival das luzes: o retorno do Deus Rama, que foi a sétima encarnação de Vishnu, de um exílio de 14 anos e a comemoração da vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Motivos não faltam para as comemorações do Diwali, o festival das luzes, uma das festas mais alegres e emocionantes da cultura indiana que será realizada este ano pelo Consulado da Índia no Rio de Janeiro no Centro Cultural Correios, no dia 14 de novembro. Durante o festival, haverá danças, músicas e um jantar com comidas típicas para disseminar a cultura indiana. A cerimônia acontece no mesmo dia do lançamento do selo comemorativo de Mahatma Gandhi, criado para comemorar os 150 anos de seu aniversário de nascimento, em 2 de outubro de 1869.

Diwali — ou Deepavali — é o maior e mais importante feriado da Índia. O festival recebe o nome do pavio (avali) das lâmpadas de barro (deepa) que os indianos iluminam fora de suas casas para simbolizar a luz interior que protege das trevas espirituais. Este festival é tão importante para os hindus como o Natal é para os cristãos. Ao longo dos séculos, o Diwali tornou-se um festival nacional que é apreciado pela maioria dos indianos independentemente da sua fé.

O festival representa a renovação e a prosperidade, riqueza e a luz espiritual em cada ser humano. O objetivo do Consulado é integrar a Comunidade Indiana presente no estado do Rio de Janeiro e compartilhar com o Brasil um dos festivais mais tradicionais da Índia. Durante o evento, haverá uma apresentação sobre a história que originou o Diwali com muitas luzes, dança e música. Esta será a primeira comemoração oficial do Diwali no Rio de Janeiro, como explica o cônsulLeonardo Ananda.

“Criamos o Consulado este ano e desde então estamos trabalhando para disseminar a cultura e os negócios da Índia na cidade. Em junho participamos do Dia Internacional do Yoga, promovido pela Arte de Viver em Copacabana, já trouxemos festival de filmes indianos e participamos de atos como o aniversário de Gandhi no último dia 2 de outubro, sempre com o apoio da Embaixada, em Brasília. A comemoração do Diwali é uma ótima oportunidade para unir a comunidade local indiana e mostrar aos cariocas a filosofia por trás deste belíssimo festival”, destaca Leonardo.

Histórias sagradas — A data tem lendas em várias religiões, como o jainismo, o sikhismo e budismo. Para o hunduísmo, a fileira de lâmpadas a que a palavra Diwali se refere foi a forma do povo do reino de Sri Rama, um dos avatares do deus Vishnu, comemorar sua volta do exílio, após levar 14 anos para derrotar o mal encarnado em Ravana. Os pavios (avali) de lâmpadas (Deepa) foram acesos e passaram a caracterizar esta época do ano. O festival é marcado por um feriado nacional na Índia e comemorado também pelos budistas do Nepal.

Para os indianos o Diwali é tão importante quanto o Natal. A festa é vista como uma oportunidade de recomeço. A comemoração é feita com muitas luzes, fogos de artifício, fartura de comidas, flores, doces, roupas novas e adoração a Lakshmi, a deusa da riqueza e prosperidade. Há quem diga que nesta época ela passeia pela terra, entrando nas casas que estejam prontas para recebê-la, por isso os indianos deixam as portas e janelas de suas casas abertas durante essa comemoração.

Selo para Gandhi — Desde sua inauguração, em janeiro deste ano, o Consulado da Índia vem promovendo uma série de eventos na cidade para divulgar a cultura indiana. No último dia 2, o Consulado participou de um cortejo ocorrido entre a Lapa e a Praça Mahatma Gandhi, para marcar o aniversário do líder pacifista e está mantendo uma exposição itinerante sobre sua história em escolas cariocas.

O Diwali também servirá para o lançamento do selo sobre os 150 anos de Gandhi. O selo é o ponto de partida para a abertura das comemorações dos 150 anos de nascimento do líder, a serem celebrados em outubro do ano que vem, como explica a coordenadora-geral da Câmara de Comércio Índia Brasil, Letícia Gomes.

“O governo indiano pretende realizar um ano de celebrações pelos 150 anos de Gandhi que se dará em 2 de outubro de 2019. O lançamento do selo de 150 anos é uma iniciativa que celebrará o início desse ciclo de eventos, do qual Consulado da Índia no Rio de Janeiro também vai participar”.

Nascido em 2 de outubro de 1869 no atual estado de Gujarat (oeste da Índia), Gandhi estudou Direito na Inglaterra e viveu na África do Sul antes de liderar uma extensa luta pacífica pela independência indiana do Império Britânico, finalmente obtida em 1947. Gandhi usava como estratégia a não-violência, que o tornou mundialmente conhecido. Ele defendeu até o fim da vida a eliminação da injustiça perpetuada pelo sistema de castas e estimulou a harmonia inter-religiosa. Por sua filosofia de vida e por todas as conquistas obtidas sem confronto físico, ele ficou conhecido e é respeitado em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira