Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/12/2018 - 09:52

70% dos varejistas tem dificuldades em criar novos negócios, aponta pesquisa

“Os consumidores estão mais exigentes e conectados, ficam no aguardo de novas tendências e toda essa demanda que se estabeleceu acaba por recuar o varejista”, explica o presidente da ABDI.

Através da pesquisa Inovação no Varejo: Dores e Desafios do Empresário Brasileiro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi capaz de encontrar as reais dificuldades presentes no varejo brasileiro, concluindo que 71% dos varejistas brasileiros afirmam que gestão de pessoas é desafio e 54% deles foram atingidos pelo cenário econômico instável que pairou o país neste último ano. A Agência também conclui que 70% dos entrevistados tinham dificuldades em criar novos negócios ou expandir os já existentes.

A pesquisa entrevistou cerca de 80 agentes do setor, como entidades de classe, governo, fornecedores e startups do varejo. Para o Presidente da ABDI, Guto Ferreira, o setor vem passando por mudanças, pois são momentos de profundas transformações. “Cada vez os consumidores estão mais exigentes e conectados. Ficam no aguardo de novas tendências e toda essa demanda que se estabeleceu acaba por recuar o varejista, transformando essa modificação em um desafio”, explica Guto. A popularidade da internet vem mostrando que os varejistas tradicionais podem estar perdendo seu espaço, 7 em cada 10 brasileiros optam ou já fizeram compras pela internet e tudo indica que esse número ainda crescerá nos próximos anos. Quatros anos atrás 58% das pessoas utilizavam a internet para adquirir produtos e esse o número já chegou a 65% em 2018.

Para suprir a necessidade de inovação a ABDI lançou o ProVa (Laboratório de Inovação do Varejo) localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Laboratório visa atender necessidades do setor varejistas, onde sediará cerca de 100 atividades abertas e gratuitas para os agentes interessados em suprir suas dificuldades. “O ProVa é o resultado de toda a pesquisa, onde foi possível alinhar tudo o que absorvemos e observamos durante as entrevistas. O Laboratório foi concebido de uma forma totalmente participativa, com metodologias que tem seu foco no usuário. Com isso, acreditamos que ele está pronto para transformar o setor”, finaliza o Presidente da ABDI.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) — A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira. Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a ABDI é a agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo e oferece à indústria completa estrutura para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.Crescimento de 39% é esperado para eCommerce no Brasil até 2022, quase R$150 bilhões

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira