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19/04/2008 - 09:43

Perfil atual dos eventos


Foco em iluminação e cenografia, nada mais de eventos temáticos. Confira passo a passo a receita de um evento de sucesso.

Na hora de fazer um evento é sempre muito importante ter um profissional especializado cuidando dos preparativos, além de escolher o lugar ideal. Fora isso, para total sucesso, o acontecimento precisa ainda seguir as tendências de decoração. Muitas vezes, o segredo está nos detalhes, algo que demonstre e preocupação com o bem estar do convidado.

A organização, projeto e personalização precisam ser os primeiros itens definidos. O ponto de partida é o planejamento. Ele servirá de base para todos os próximos passos. O projeto deve conter as datas de entrega de fornecedor, contatos importantes (flores, música, buffet e etc), além de um briefing do evento. No quesito organização, entra a parte profissional. Orienta-se sempre que um produtor, alguém com experiência no setor, seja contratado. A presença de um profissional evita dor de cabeça, garante criatividade, além de ser o elo para o próximo passo: a personalização. Nessa etapa, a mais estética de todas, é preciso ponderação e, acima de tudo, informação.

Quando o assunto é decoração de casamentos, aniversários, palestras, inaugurações, ou qualquer outro tipo de evento, a criação de ambientes exclusivos, de acordo com as necessidades e circunstâncias, faz toda a diferença.

A dupla Dado Dantas e Ilse Lambach já é figurinha carimbada no setor. Os dois trabalham com produção e organização de eventos há 6 anos. Seus projetos combinam a arte de profissionais experientes com tendências atuais em decoração. Durante esse tempo, já viram muita coisa interessante: Desde um evento para duas pessoas (jantar de reconciliação com cenografia do Moulin Rouge), passando pelo lançamento de barco de 50 pés com cenografia como se fosse uma marina até um evento com necessidade de produção em 3 dias. Os ambientes, sempre de bom gosto, transmitem com harmonia e beleza a atmosfera desejada para o evento quer seja romântica, radical, envolvente, aconchegante, intrigante ou surpreendente.

Já para a diretora do Central Hall, Paula Andreazza, o espaço de eventos não pode ser apenas o físico. Paula pensa que é preciso ir além para estar na frente da concorrência. “Todos oferecem a estrutura. Muito mais do que isso, o Central Hall está preocupado com o retorno que o cliente vai ter. Seja um evento empresarial ou particular. Nosso objetivo é ir além as expectativas”, conta. Paula está no ramo há 13 anos. Para ela, serviço de gastronomia personalizada, espaço adequado ao perfil da festa, qualidade em som, iluminação, decoração e cerimonial precisam estar na lista de um evento básico. A agenda quase cheia do Central Hall permite que Paula fale com propriedade sobre as tendências de decoração: “Branco, marrom, preto, objetos em prata, vidros e espelhos e luzes cênicas devem garantir um evento de sucesso em 2008”, conta a diretora do CH.

Curitiba já não é mais cidade de passagem para as praias de Santa Catarina ou Rio Grande do Sul. Agora, a capital paranaense está no centro das atenções, principalmente, dos empresários. Cada vez mais, empresas buscam fazer eventos como forma de promoção, seja ela interna - para seus próprios funcionários, ou externa - para clientes e investidores. Por isso, é importante reconhecer a necessidade de estar em contato com o público consumidor. Neste caso, a sugestão é propiciar uma ocasião menos formal do que uma reunião, que apresente a oportunidade de diálogo. Dados da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) mostram que de 1992 e 2006 7,5 mil empresas buscavam a realização de eventos como forma de promover a empresa. Entretanto, em 2006 este número saltou para 31,3 mil empreendimentos participantes. Objetivando visibilidade de mercado, os eventos funcionam como uma porta para oportunidades de negócios. E este é o critério mais importante na hora de escolher o lugar para a realização do evento.

Quando o assunto são eventos de grande porte, o primeiro nome que vem à cabeça no Paraná é o Expotrade Convention Center. Localizado em Pinhais, o Expotrade é considerado um dos maiores centros de convenções da região. A estrutura apresenta dois espaços: um de convenções e outro de exposições que abrangem, totalizando uma área de 34 mil m2. O espaço oferece ainda mais de 3 mil m2 em auditórios, 1,8 mil m2 na área de hall e 648m2 de foyer. Na parte externa, o Expotrade apresenta ainda uma área de 55 mil m2 e um amplo estacionamento para 2,8 mil veículos. Em relação à parte operacional, o local conta ainda com um sistema integrado de telefonia, internet, energia elétrica, água, deságüe e ar comprimido. Na praça de alimentação, há uma cozinha internacional com capacidade para atender 1,2 mil pessoas sentadas ao mesmo tempo. Por ser reconhecido como autoridade em prestação de serviços e realização de grandes eventos, o Expotrade Convention Center tem em sua cartela de clientes a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Cirque Du Soleil.

Sobre a estrutura básica de um evento, seja do tamanho que for, os produtores Dado e Ilse dão a dica do que não pode faltar: “Boa música, uma decoração que não atrapalhe os convidados e um menu direcionado ao conceito do evento também contam ponto”, sugere. Sempre antenado no que há de novo no mercado, Dado Dantas afirma que a cenografia ganha cada vez mais força. “Em eventos particulares, a cenografia está cada vez mais presente. O evento não se restringe a comer e beber, mas também à cenografia, que agrega à imagem do contratante”, conta. No caso de um evento básico ou de grande porte, o produtor indica a utilização de clássicos, como branco ou preto no mobiliário, além de luz indireta, e valorização dos detalhes que fazem parte da cenografia. Para 2008, os produtores prevêem o retorno dos clássicos do design, que não têm moda nem tendência. “As cores variam de acordo com a estação do ano. Por exemplo: Uma festa no inverno - precisamos dar a sensação de calor, então aquecemos no cenário”, observa o produtor.

Para arrematar, Dado Dantas revela o segredo do sucesso do seu trabalho com Ilse Lambach: “O grande diferencial é o marketing de relacionamento. Por exemplo janeiro e fevereiro muitas festas sociais. preferencialmente na praia. Março e abril são os meses das festas comerciais de lançamento de produtos. Já de maio à setembro continuam sendo das noivas e aniversários de 15 anos ou outros”, conclui.

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