Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2018 - 08:36

NBS SoMa inaugura exposição do Literatura Exposta na Casa França-Brasil


Projeto transforma em arte textos de autores da periferia carioca.

Dar vida e voz ao texto de talentos da periferia por meio da arte. Essa é a proposta do Literatura Exposta, novo projeto da NBS SoMa que reúne dez grandes autores das periferias cariocas e dez artistas plásticos em uma exposição de artes visuais na Casa França-Brasil, um importante centro de cultura no Rio de Janeiro. O projeto permitiu traduzir em artes visuais e performances a emoção de cada um dos textos selecionados.

“A periferia tem uma produção artística muito potente. Apostamos nisso e comprovamos na produção e realização do Favelagrafia. Agora, usamos o mesmo princípio para a literatura, colocando holofotes nos talentos literários das periferias cariocas. As artes plásticas entram no projeto como uma forma de trazer essa visibilidade para literatura da periferia e seus autores” explica Aline Pimenta, diretora da NBS SoMa, departamento de Marketing Social da NBS.

Para o time de autores, nomes premiados como Jessé Andarilho, Rodrigo Santos, Raquel de Oliveira, Márcio Januário, Monique Nix, Ana Paula Lisboa, Evandro Conceição, José Luís Rocha, Viviane Salles e a rapper MC Martina. A seleção foi feita pelo escritor, roteirista e produtor cultural Julio Ludemir, criador da Batalha do Passinho e da FLUP (Festa Literária das Periferias).

Entre os artistas plásticos, nomes como Daniel Murgel, Gustavo Speridião, Siri, Suzana Queiroga e Arthur Scovino, além dos artistas Alexandre Vogler, Douglas Lopes, Thainá Farias, Nadam Guerra e o coletivo És uma Maluca. Eles foram selecionados pelo publicitário Álvaro Figueiredo, um conhecedor e colecionador de arte, principalmente a contemporânea brasileira.

Os dois times trabalharam em conjunto: cada artista plástico escolheu uma história dos autores convidados para interpretá-la em pintura, escultura, fotografia, instalação ou mesmo de forma performática. O resultado é a exposição que toma conta da Casa França-Brasil até o dia 14 de janeiro, com entrada franca.

“Pra mim, a importância deste projeto é muito a de aproximar e integrar as diferenças, gerando esse diálogo entre o que é visual e o que é narrativo”, diz Nadam Guerra, doutorando em Artes da UERJ, que interpretou o texto “Um lugar onde nunca estive – A Ilha Desconhecida”, de Raquel de Oliveira, que, por sua vez, é escritora e pedagoga nascida na Rocinha.

“O texto que eu tive a oportunidade de interpretar foi muito desafiador e muito interessante de trabalhar, porque traz muito da estética de periferia e é um tema que é muito importante para ser debatido na nossa sociedade”, conta Douglas Lopes, fotógrafo e artista visual nascido no Complexo da Maré e que traduziu em fotografias a poesia “Pretos” de MC Martina.

O projeto Literatura Exposta é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com o patrocínio da Estácio, BMA Advogados, Aliansce Shopping Centers, Posterscope e NBS, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

A exposição: Casa França-Brasil, de 5 de dezembro a 14 de janeiro, Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro. Entrada Franca. Acompanhe o Instagram do projeto: @projeto_literaturaexposta.

Direção de Criação: Dedé Eyer e Marcello Noronha | Criação: Ana Novis, André Havt, Milena Zindeluk, Renato Jardim, Roberto Ulhoa, Leonardo Konjedic, Caio Márcio, Marcelo Vaz, Lucas Mendes, Renata Carvalho | NBS SoMa: Aline Pimenta, André Lima, Camilo Coelho e Cláudia Mattos | Curadoria Literária: Julio Ludemir | Curadoria de Artes Plásticas: Álvaro Figueiredo | Projetos: Aline Duarte, Anderson Bonfim e Teca Vilaça | RTVC: Andrea Metzker, Fernanda Affonso e Fillipe Rocha | Social: Edu Araújo e Aline Santos | RP: Camilo Coelho, Thais Christ, Carolina Barankiewicz e Máquina Cohn & Wolfe | Design Gráfico: Tundra Studies | Artes Finais: Marcelo de Souza e Rogério Siqueira | Produção Gráfica: João Eudes | Revisão: Ana Paula Dantas | Produção Exposição: Renata Lara | Produtora de Áudio: Studio Nova Onda | Realização: ISL Produções.

A Secretaria Municipal de Cultura — Uma cultura plural, inclusiva e diversa. A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro destaca a importância da cultura como forma de gerar trabalho, renda e dignidade, principalmente de desenvolvimento humano. A cidade do Rio de Janeiro é reconhecida como a capital cultural do país, polo de criatividade, e esta mesma criatividade se manifesta e inspira nosso trabalho todos os dias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira