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Paradigma utiliza ferramentas de BPMda Gaia para democratizar acesso a cartão de crédito

Empresa investiu em projeto de automação de processos para estruturar operação que visa ao atendimento das populações fora dos grandes centros, das classes C e D; município baiano de Itapetinga já colhe os frutos da iniciativa.

A gestora de cartões de crédito Paradigma investiu em um projeto de BPM (Business Process Management) para estruturar uma operação que visa ao atendimento das populações fora dos grandes centros, das classes C e D. Foi contratada a GAIA Technologies, a fim de elaborar o desenho e o mapeamento de todos os processos envolvidos ao longo do negócio e então automatizá-los.

Segundo o CEO da Paradigma, Márcio Codogno, na fase de estruturação da operação, a empresa percebeu que o uso da tecnologia era crucial para o sucesso do negócio. "Para atendermos a grandes volumes de transações, como prevê nosso projeto, considerando que as compras efetuadas nosso público-alvo tendem a ter um valor baixo, é fundamental que todos os processos estejam automatizados. Com a automação de processos, temos eficiência de negócio e conseguimos atender a uma grande quantidade de pessoas com alta customização, ocupando poucos funcionários e, consequentemente, baixando o custo da operação."

Mercado de cartões - A Paradigma detectou, há cerca de um ano e meio, que havia fora dos grandes centros urbanos um grande mercado a ser explorado no segmento de cartões de crédito. "Grandes bandeiras tradicionais não têm interesse na população mais simples das pequenas cidades, deixando esse mercado completamente desatendido", diz Codogno.

Foi a constatação desse cenário que levou a Paradigma a entrar no mercado de cartão de crédito para as classes C e D de pequenas cidades. O foco da empresa são municípios com até 150 mil habitantes. A idéia é disponibilizar um cartão específico para cada cidade, credenciado uma rede de estabelecimentos locais nos quais o consumidor possa fazer suas compras.

No início de 2006, teve início o projeto de BPM. Atualmente, todos os processos estão automatizados na plataforma da GAIA. Esses processos passam pelo fechamento do negócio junto ao estabelecimento comercial, captação de bancos de dados dos clientes, análise financeira e de crédito, emissão do cartão de crédito, envio do cartão ao cliente, ativação do cartão, consumo e cobrança.

Benefícios em Itapetinga - O sistema de cartões de crédito da Paradigma está em operação desde maio de 2006 na cidade baiana de Itapetinga, que tem 60 mil habitantes. Cerca de 120 estabelecimentos comerciais foram credenciados, cobrindo quase que a totalidade do comércio da cidade, e cinco mil cartões de crédito emitidos. Segundo Codogno, a expectativa é que até a metade de 2007 sejam 10 mil cartões e 200 estabelecimentos.

Ainda de acordo com o executivo, desde a entrada do cartão da Paradigma na cidade, cerca de R$ 2 milhões já foram disponibilizados em limite de utilização. "É uma quantia significativa entrando no comércio da região." Em breve, outros pequenos municípios, como Promissão (SP), Valença (BA) e Ipiau (BA) contarão com a operação da Paradigma.

Mercado potencial - Cerca de 1,5 mil cidades em todo o Brasil é mercado potencial para os cartões de crédito da Paradigma. "O mercado existe e pretendemos gradativamente expandir nossos serviços para os locais que se enquadram em nosso escopo de negócio. Isso será feito na medida em que possamos conhecer a realidade e desenhar o processo para cada público específico que queiramos abordar. As condições técnicas já temos, pois desde o início estruturamos nossas operações com base na automação dos processos", conclui Codogno.

Perfil da GAIA Technologies - Fundada em 1997, a GAIA Technologies é uma empresa brasileira de desenvolvimento de tecnologia de BPM (Business Process Management), especializada na prestação de serviços de consultoria, implementação, treinamento e suporte da sua plataforma GAIA BPM. A companhia atua sobretudo em projetos voltados a integração de plataformas, automação de processos de negócios, CRM (Customer Relationship Management), auditoria, implementação de metodologias, expansão de redes de atendimento e vendas, colaboração via web e qualidade de processos. Responsável pelo desenvolvimento da família de produtos GAIA BPM, que inclui soluções de BPM, EAI (Enterprise Application Integration) e EDI, a empresa tem em sua carteira de clientes companhias como Indústrias Anhembi, CEMIG, TAM Linhas Aéreas, Lojas Riachuelo, Conecta, Minasgas e Supergasbras, entre outras.

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