Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:22

CMA CGM fatura US$ 11,8 bilhões em 2007


Grupo é o armador que mais cresce no Brasil

O CMA CGM, terceiro maior Grupo de transporte de contêineres do Mundo, com presença crescente no Brasil, obteve um faturamento global em 2007 de US$ 11,8 bilhões, o que significa um crescimento de 40% na comparação com 2006. O lucro líquido chegou a US$ 966 milhões, com progressão de 58% em relação ao ano anterior.

No Brasil, onde o Grupo faturou US$ 500 milhões em 2007, o crescimento no volume de cargas transportadas foi de 41,4%, totalizando 280 mil Teus e chegando a 8% de participação no mercado (market share). De janeiro de 2005 a dezembro de 2007, o volume transportado pelo CMA CGM do Brasil cresceu 73,4%. Os números consolidam o grupo como o armador que mais cresce no país, que representa 5% de sua movimentação global.

O desempenho do CMA CGM no Brasil é mais significativo ainda quando se analisa o segmento de cargas frigoríficas (reefers). Dos cinco primeiros colocados no ranking nacional, no que diz respeito a este tipo de carga, o CMA CGM é o único grupo que apresentou significativa variação de market share de 2006 para 2007: 5,2%. O crescimento do volume transportado foi de 149,7% neste tipo de carga.

Entre os demais quatro concorrentes diretos - numa relação das 10 principais empresas do setor - o melhor desempenho em reefers, depois do CMA CGM, não chegou a 1% de variação (0,9%), sendo todos os demais negativos em até -4,1%.

O Grupo CMA CGM estuda a implantação, em parceria com outras empresas, de uma fábrica de contêineres refrigerados no Brasil, para atender a esta crescente demanda.

No mundo todo, o Grupo CMA CGM transportou um total de 7,7 milhões de contêineres no ano passado, um aumento de 29% e mais do que o dobro dos 11,4% obtidos pelo setor.

Para alcançar o resultado tanto no Brasil quanto no exterior, foram lançados 42 serviços (novas linhas), em todos os continentes. Noventa e oito navios foram acrescidos à sua frota, que hoje opera com 385 embarcações porta-contêineres.

O número de contêineres próprios também aumentou chegando a 1.535.000 – crescimento de 28%. A capacidade de transporte do Grupo cresceu, assim, 31%.

Com sede em Marselha, na França, o Grupo conta com 16 mil funcionários e 600 escritórios e agências comerciais em mais de 150 países. No Brasil, são 22 escritórios regionais, espalhados do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

O bom desempenho deveu-se ao próprio crescimento do comércio exterior mundial, mas também a cinco fatores que nortearam sua estratégia: 1. Aquisições de empresas complementando a gama de serviços do Grupo; 2. Desenvolvimento de operações intermodais; 3. Política de gerenciamento e redução de custos; 4. Oferta de serviços diferenciados, dentro do conceito “porta-a-porta”; 5. Prosseguimento dos investimentos em terminais portuários.

O ano de 2007 foi marcado por três aquisições: Cheng Lie Navigation, especializada no transporte marítimo entre portos asiáticos; Comanav, empresa que opera no Marrocos e Norte da África para Ásia, Europa e América do Norte; e US Lines, companhia que faz a ligação dos Estados Unidos com a Oceania.

Essas aquisições permitiram ao CMA CGM expandir suas operações nos cinco continentes. O Grupo opera com 15 empresas coligadas, de companhias de navegação a empresas de cruzeiro de luxo, passando por empresas de logística e de transporte ferroviário, entre outros.

Com o objetivo de garantir agilidade logística aos seus navios, em meio a um contexto de congestionamento portuário crescente, o CMA CGM também investiu em participações em terminais alfandegados nos Estados Unidos (Houston); Marrocos (Casablanca, Tanger), Holanda (Roterdã); China (Xiamen); Vietnã (Caï Mep), Egito (Damiette); e Coréia (Busan).

As projeções para o Brasil são de mais crescimento em 2008. “Nossos investimentos têm uma abrangência ampla, isto é, envolvem a rede de escritórios no país, nossos colaboradores, frota de navios e equipamentos, e-commerce, transporte multimodal, novas opções de conexões etc. Vivemos em um mercado extremamente competitivo e, portanto, nosso objetivo é sempre estar um passo à frente da concorrência”, afirma o diretor comercial da CMA CGM no Brasil, Paulo Gudergues.

O Grupo opera no Brasil com uma frota de 23 navios em 11 serviços/linhas de longo curso, que ligam o Brasil à América Central, Caribe, Europa, Ásia, África e América do Norte. | www.cma-cgm.com | www.cma-cgm.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira