Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:39

A primeira vaga olímpica do hipismo é do Puro Sangue Lusitano


A conquista é um marco histórico para o esporte no Brasil. Pela primeira vez um cavalo “brasileiro” chega tão longe. Da raça Puro Sangue Lusitano, Nilo V.O. é de criação e propriedade de Victor Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP).

Disputando uma vaga na equipe de Adestramento Clássico, Rogério Silva Clementino montando o cavalo Puro Sangue Lusitano Nilo V.O., garantiu no dia 18 de abril (sexta-feira), a primeira vaga do hipismo brasileiro nas Olimpíadas de Pequim.

O cavaleiro carimbou o passaporte para os Jogos ao conquistar o segundo e definitivo índice obrigatório nesta 4ª seletiva, realizada nas dependências do Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP). Roger, como é conhecido, fez a média de 65,417% (o mínimo é 64%) na avaliação da juíza belga Marriete Withages, enviada ao País pela FEI – Federação Eqüestre Internacional. O primeiro índice já havia sido registrado na 3ª seletiva, em março, quando os juizes Axel Steiner, dos Estados Unidos, e Elizabeth McMullen, do Canadá, deram ao competidor as notas de 68,542% e 66,250%, respectivamente.

A conquista é um marco histórico para o esporte no Brasil. Pela primeira vez um cavalo “brasileiro” chega tão longe. Da raça Puro Sangue Lusitano, Nilo V.O. é de criação e propriedade de Victor Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP).

Rogério Silva Clementino, 26, entrou para a história do hipismo nacional como o primeiro cavaleiro negro a participar dos Jogos Pan-americanos. Foi no Pan do Rio, em 2007, onde conquistou a Medalha de Bronze por Equipe no Adestramento, modalidade que estreou em pista em 2006. Também é a primeira vez que um cavaleiro negro integra uma equipe brasileira de hipismo e participa no Adestramento na história das Olimpíadas.

Equitador da Coudelaria Ilha Verde, o sul-matogrossense Rogério Silva Clementino revela que praticamente nasceu em cima de um cavalo. Foi peão de fazenda e de Rodeio, onde montava em touros. A oportunidade de praticar esportes eqüestres só aconteceu há 7 anos quando foi trabalhar no haras de Oliva. O empresário que já foi o “rei da noite paulistana” apostou no potencial do cavaleiro e ofereceu toda a infra-estrutura necessária para transformá-lo em um atleta de ponta. Roger correspondeu com vitórias, entre elas a conquista do Bronze por Equipe no Pan do Rio e os títulos de Campeão Brasileiro Sênior 2006 e Campeão Brasileiro Sênior Top em 2007. Mas nada emocionou mais Victor Oliva do que a inédita vaga de seu “pupilo” para Pequim.

Rogério Silva Clementino montando o Puro Sangue Lusitano Nilo V.O. garantiu a primeira vaga do Hipismo brasileiro nas Olimpíadas de Pequim. Vai ser o primeiro cavaleiro negro da modalidade Adestramento na história dos Jogos. | Crédito das fotos: de Ney Messi/Cedidas ABPSL

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira