Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:49

Mais de 3% do faturamento das empresas é perdido por deficiências no estoque

Evento discute sobre a importância da previsão de demanda como uma das garantias de sucesso das empresas.

A IV Maratona de Supply & Demand Chain Management, realizada nos dias 15 e 16 de abril no WTC hotel, reuniu mais de 500 executivos para debater sobre os principais cases delineados em 2007 e que obtiveram resultados expressivos em gerenciamento de estoques, relacionamento com fornecedores, gestão de distribuição, entre outros. O evento foi organizado pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain), entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp).

O especialista da Teradata, Jay Ciccarelli, apresentou a complexidade da realidade norte-americana sobre a cadeia de suprimentos, apontando dados de grande relevância aos executivos brasileiros. Segundo ele, as empresas perdem em geral de 3,2 a 4% de seu faturamento devido a problemas no estoque. O executivo também apresentou um levantamento realizado pela AMR Research, onde quase 70% dos compradores disseram que comprariam artigos FDE (fora de estoque) na loja ou em site do concorrente caso o produto não estivesse disponível.

Já Renato Basso, gerente de Disponibilidade de Produto da Procter & Gamble, delineou todas as estratégias utilizadas para reduzir 30% do inventário em apenas 2 anos, diante de um aumento no número de produtos lançados e de um pico de vendas que ocorre em todas as últimas semanas do mês. "Decidimos trabalhar com a demanda real dos consumidores, 'puxando' os materiais ao longo da cadeia e concentrando na última semana do mês. Assim, nas três primeiras semanas produzimos um número que é fixo ao longo do mês e na última produzimos somente o variável", explica Basso.

Outro importante destaque foram as novidades trazidas pela Motorola no que se refere a evolução do RFID (Identificação por Rádio Freqüência). Segundo Mike Maris, hoje já é possível identificar onde está o produto dentro do armazém e visualizar sua movimentação. O especialista ainda explicou as vantagens em utilizar os aparelhos móveis, que hoje já conseguem se integrar a outras tecnologias como, por exemplo, aos celulares.

Perfil do Inbrasc - O Instituto Brasileiro de Supply Chain - Inbrasc - é uma das instituições que faz parte da Febracorp. Entidade sem fins lucrativos empenhada a promover a expansão de conhecimentos e habilidades profissionais dos executivos que atuam na área de Supply Chain, o Inbrasc busca desenvolver, direcionar e disseminar conhecimentos sobre a gestão da cadeia de suprimentos e demanda para os profissionais de logística, suprimentos, S&OP e customer services. | www.inbrasc.org.br

Febracorp - A Febracorp tem como missão ser uma entidade sólida e estruturada com foco em educação e nas necessidades iminentes do mercado e da sociedade, ajudando no desenvolvimento do Brasil. Dentre as ações, destacam-se: oferecimento de programas de educação para as empresas, desenvolvimento de capital humano, promoção da integração corporativa e dos negócios e exercendo o papel sócio-pólitico-econômico como formador de opinião. || www.febracorp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira