Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 10:53

Prefeitura da Cidade de São Paulo notifica dez mil elevadores

Em São Paulo, há quase 60 mil elevadores em operação.

O elevador é considerado o transporte mais seguro do mundo. Com o objetivo de evitar possíveis transtornos, inclusive acidentes, é necessária uma manutenção preventiva e corretiva dos elevadores e a entrega do RIA (relatório de inspeção anual). Com os mesmos princípios do RIA manual, o formato eletrônico foi criado com o incentivo do Seciesp – Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo – e recém-implantado pela Prefeitura da cidade de São Paulo, através da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo), única no Brasil a adotar o procedimento.

O objetivo do RIA de elevadores é informar aos órgãos competentes as condições dos equipamentos avaliados e das empresas de manutenção. Todos os proprietários, através das empresas conservadoras de elevadores, são obrigados por lei a entregar o documento para verificação do Contru (Departamento de Controle de Uso de Imóveis). As mantenedoras são encarregadas de preencher e encaminhar o RIA para Prefeitura, sendo que todas as informações contidas são de sua responsabilidade. O relatório é emitido via internet, através do site da Prefeitura de São Paulo – www.prefeitura.sp.gov.br, e deve ser entregue anualmente. Após receber o documento, o Contru Elevadores – departamento encarregado –, faz uma triagem e notifica os proprietários com itens críticos de segurança ou os que não apresentam o RIA no prazo.

De acordo com o presidente do Seciesp, Fábio Aranha, a implantação do RIA eletrônico colaborou para uma fiscalização mais eficiente. “Com este sistema é possível localizar e filtrar rapidamente os defeitos técnicos, uma vez que, todos os documentos encaminhados são realmente analisados. Este procedimento também evita que empresas não habilitadas atuem neste ramo, colocando em risco a segurança dos milhões de usuários. O Seciesp sempre busca meios para elevar o nível de segurança dos elevadores de todo o Estado. Doamos computadores a prefeitura da cidade de São Paulo, desenvolvemos o software em que foi baseado o sistema, entre outras ações”, ressalta.

Outro fator, que contribui com a segurança e qualidade na manutenção, é a obrigatoriedade de cadastro no Contru. Somente empresas regulamentadas podem efetuar o preenchimento do relatório. Além disso, a empresa precisa dispor de engenheiro responsável; quantidade de técnicos suficientes para atender as ocorrências; carros proporcionais a quantidade de elevadores que conserva; plantão 24 horas para emergências; entre outras obrigações.

Para oferecer mais segurança às pessoas que utilizam o elevador, o Seciesp orienta os síndicos que solicitem a implantação do RIA eletrônico junto a Prefeitura onde o imóvel está localizado. Segundo o presidente do Seciesp, o síndico é responsável pela contratação da empresa de conservação de elevadores. “É importante que ele tenha conhecimento sobre a regulamentação da empresa, para que o condomínio ou o proprietário do aparelho de transporte não receba multas. O Ria eletrônico coibi o funcionamento destas empresas que não possuem os registros necessários”, completa Fábio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira