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04/01/2019 - 07:06

Rede de cafeterias Santo Grão inaugura microtorrefação no Supermercado Zona Sul Santa Mônica

Unidade de torrefação é a primeira fora da planta fabril de São Paulo e será responsável por produzir todo o café da boutique do hipermercado.

A rede de cafeterias paulistana Santo Grão, especialista em ambientes de café, restaurante e lounge, inaugura, no dia 04 de janeiro (sexta-feira), uma boutique com estrutura para microtorrefação na nova loja do Supermercado Zona Sul, na Barra da Tijuca. No local, o Santo Grão comercializará café fresco, torrado e moído na hora, aproximando os clientes do processo de torra. O modelo foi inspirado no conceito "cozinha de mercado", onde é possível comprar o produto fresco e acompanhar seu preparo para consumo no mesmo ambiente.

A boutique, com 50m², terá o torrador Probatone 5, com capacidade para até 5 quilos por torra. A microtorrefação foi desenvolvida para receber o café verde e fresco selecionado pelo Santo Grão e vindo diretamente da fazenda. O grão pode ser torrado e embalado para viagem ou moído na hora, servido em diversos métodos. Além da área de preparo e embalagem dos grãos torrados, há um espaço para elaboração de sucos.

Fernando Dourado, diretor do Santo Grão Comercial, explica que foram investidos cerca de 300 mil reais nessa operação. "É um espaço que oferece a experiência de consumo do produto fresco, vindo diretamente da fazenda, aproximando o consumidor do processo artesanal de preparo da bebida", destaca Dourado.

O principal diferencial é que os clientes podem ver todo processo pelo qual o café verde passa até se transformar em seu blend de café preferido. Serão torrados ali os seis perfis desenvolvidos pelos profissionais da rede e que vão abastecer as gôndolas cariocas do Zona Sul. As composições desses blends contam com grãos do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e Mogiana (interior do estado de São Paulo), além das versões orgânica e descafeinada.

Além deles, o projeto Um Café Diferente traz microlotes de outras origens e características, que também estarão disponíveis na boutique. São seis métodos de extração disponíveis – o japonês Hario, Aeropress, espresso, french press, chemex, clever.

O café torrado e embalado será comercializado em embalagens de 250g, 500g e um quilo, além de microlotes de 150g e da linha de cápsulas, com sete opções incluindo o mix de cápsulas.

Perfil —O Santo Grão é uma rede de "Ambientes de café, restaurante e lounge" fundada em 2003, em São Paulo, pelo empresário neozelandês Marco Kerkmeester. Atualmente, conta com sete unidades em São Paulo e uma em Curitiba, que servem mais de 3000 clientes por dia.

A marca tem seis blends próprios de café, entre as características de cada um deles temos encorpado, aveludado, com aroma intenso, sabor achocolatado e diferentes níveis de acidez. Há grãos do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e Mogiana (interior do estado de São Paulo), além de versões orgânica e descafeinada. Para extrair esses cafés, diferentes métodos como o filtro japonês Hario ou a Aeropress, além do espresso. Os grãos da casa vêm de uma garimpagem minuciosa pelas fazendas brasileiras e, na matriz Oscar Freire, são servidos no Bar Experientia – um laboratório de experiência para os amantes do café.

O café foi o ponto de partida dos negócios da rede. Hoje, as unidades oferecem um cardápio amplo, com café da manhã, brunch, almoço, lanche da tarde, happy hour ou jantar, com opções individuais ou para compartilhar. O menu aposta em receitas com ingredientes frescos e na cozinha variada, com pratos que têm influência de diversos países, atraindo o público eclético que frequenta o espaço.

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