Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/01/2019 - 07:06

Professor da FGV Ebape analisa propostas do governador do Rio para segurança pública

O professor da FGV EBAPE Marco Tulio Zanini afirma que o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, acerta ao priorizar a segurança pública em seu início de mandato. No entanto, salienta que ainda não está claro qual será o modelo de governança do setor, a ser gerido por um Conselho de Segurança.

"O governador tem dado bons sinais para a área de segurança pública, um setor que apresenta problemas históricos. Ele já propôs mudanças nas leis, novas tecnologias e uma nova proposta de inteligência, porém ainda não sabemos como será a coordenação das polícias militar e civil", analisa Marco Tulio Zanini.

O especialista diz que a ausência da figura de um secretário de Segurança Pública será uma experiência nova e muito diferente da que estamos acostumados. Zanini afirma, que o ponto positivo do tradicional modelo anterior era a eficiência do processo de tomada de decisões numa área em que os conflitos e os riscos para a sociedade são eminentes e decisões rápidas devem levar em consideração vários públicos e organizações. "O Conselho de Segurança vai precisar de um modelo decisório muito eficaz. Tende a ser extremante ineficaz recorrer a todo momento a um grupo para tomar decisões numa área tão dinâmica como a segurança pública. O novo modelo irá demandar um grande esforço de coordenação para se tornar eficiente", ressalta o professor da FGV EBAPE.

Marco Tulio Zanini pondera ainda que dificilmente a política de enfrentamentos será reduzida em curto espaço de tempo. "Nós temos uma situação específica no Rio de Janeiro. Comunidades inteiras estão nas mãos de grupos armados. O problema não se resume apenas a uma questão de polícia. A atividade policial é extremante importante para controlar os indicadores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira