Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2008 - 11:05

Arte de primeira no Leme e na Urca

Privilegiados pela bela natureza que os rodeia, os Fortes Duque de Caxias e da Urca também são ótimas opções para os admiradores das artes plásticas.

Apesar de todos os pesares que o Rio de Janeiro vem enfrentando ao longo das últimas décadas, ainda se é possível olhar ao redor e suspirar. O Forte Duque de Caxias, localizado na praia do Leme, é um dos lugares onde se tem uma das mais belas vistas. Por lá, a paisagem fica ainda mais completa com a forcinha que a incansável artista plástica Mazeredo resolveu dar ao entorno do Complexo Esportivo do Forte. E a partir do dia 29 de abril (terça-feira), outro cartão-postal também será presenteado pela criatividade da escultora, com a inauguração do Museu Histórico da Fortaleza de São João.

Bastante coloridas e com temáticas esportivas, as quatorze obras distribuídas pelo Forte Duque de Caxias possuem entre dois e sete metros de altura e convivem diariamente com o vai e vem dos civis e militares. "Elas funcionam como um cenário, integrando a arte à natureza e ao esporte. Tudo a ver com o espírito das pessoas que freqüentam o complexo", explica Mazeredo, idealizadora do Ateliê Cultural Arte Nova, que fica no mesmo local, com a finalidade de incentivar novos talentos.

Agende-se - Atual secretária-geral da Associação do Sítio Histórico do Exército, Mazeredo corre para deixar tudo em perfeito estado para a inauguração do Museu Histórico da Fortaleza de São João, no dia 29 de abril. Até agora, já são oito obras que levam a assinatura dela. "Estou terminando o Brazão de Comissão de Desportos do Exército, com três metros de altura, feito em resina pigmentada, que será colocada no muro de entrada da Comissão de Desportos do Exército, em frente ao local da fundação da cidade do Rio de Janeiro, no Forte da Urca", orgulha-se a artista.

Além do monumento, Mazeredo também dá os últimos retoques à réplica do Marco Histórico da cidade do Rio de Janeiro. O original se encontra na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Entre outras obras da escultora, há também uma réplica em bronze, de três metros, do Discóbulo, de Miron, situada na entrada principal da Fortaleza, passagem obrigatória para os que lá residem, trabalham e visitam.

Outras obras - No Centro de Atletismo do Forte, uma homenagem ao atleta brasileiro que foi bronze no salto triplo, nas Olimpíadas de Montreal e Moscou, em 1976 e 1980, respectivamente. Como não poderia deixar de ser, uma escultura em bronze, de dois metros e meio de altura, do inesquecível João de Pulo. Outro exemplo de união da arte ao esporte é a obra em resimármore "Tributo ao Esporte", de cinco metros, instalada em frente à Pedra Fundamental da cidade, na Praia do Forte.

Mas entre todas, a que desperta mais curiosidade é a de Estácio de Sá. Por muito tempo, achava-se que a escultura de Mem de Sá era, na verdade, a do filho. Depois de desfeita a confusão, a dificuldade foi em encontrar um retrato do fundador da cidade do Rio de Janeiro para prestá-lo a merecida homenagem. Por conta disso, somente agora, o busto de Estácio de Sá ficou pronto, através das mãos de Mazeredo. E, enfim, as estátuas de pai e filho estão lado a lado no Museu Histórico da Fortaleza de São João.

A poucos meses das Olimpíadas, Mazeredo já queimou a linha de saída, mas parece não conseguir avistar a de chegada, já que tudo isso é apenas uma pitada do que promete para o decorrer do ano.

Perfil da artista - Formada pela Escola de Artes do Instituto de Belas Artes, pela Escola de Arte do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, pelo Atelié Grande Chaumiére de Paris e pelo Atelié Petri, também em Paris, Mazeredo é considerada uma das principais artistas plásticas da contemporaneidade. Não é à toa que já recebeu elogios de gente de peso, como a historiadora e crítica de arte Radha Abramo e o crítico de arte francês Gerard Xuriguera.

As obras da escultora não se limitam só às inúmeras exposições. "Harmonia", no Aterro do Flamengo; "Tributo a Ayrton Senna", na Barra da Tijuca; "Monumento a Zuzu Angel", em São Conrado; "Espaço pela Paz", em Laranjeiras; "Louvor ao Esporte", no Estádio do Maracanã; e a preferida de Mazeredo, a escultura "Vitória", localizada na Praça do Lido, em Copacabana, são algumas das quatorze espalhadas pelas ruas, avenidas e parques do Rio de Janeiro.

A escultura "Sublimação", instalada em Miami, Nova Iorque e Recife, tem a finalidade de chamar a atenção da mulher para a importância da prevenção ao câncer de mama. E o museu Del Traje, em Madri, tem em seu acervo permanente, cinco obras da artista. Brasília, Cuba, Cidade do Vaticano e Londres também dispõem da arte da artista ao ar livre

Além do Ateliê Mazeredo de Arte Nova, no Forte Duque de Caxias, a oficina que mantém na Rua do Matoso, na Tijuca, é outro lugar onde consegue dar forma a toda a sua infinita criatividade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira