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23/04/2008 - 09:13

Accor apresenta volume de negócios em franco aumento de +4,8% em dados comparáveis no primeiro trimestre de 2008

Arranque positivo da atividade hoteleira na Europa, e forte atividade na área de serviços.

O volume de negócios do 1° trimestre de 2008 é de 1,791 bilhão de euros, registando um aumento de 4,8% relativamente ao 1° trimestre de 2007, em dados comparáveis, e registando uma diminuição de - 5,1% em dados publicados.

(Em bilhões de euros).: 2007 | 2008 | Variação publicada | Variação comparável (1)

Hotelaria: 1, 323 | 1, 286 | -2,8% | +3,7%

Gama alta e média: 0,742 | 0,762 | +2,6% | +3,9%

Econômica: 0,365 | 0,387 | +6,1% | +5,3%

Econômica Estados Unidos: 0,216 | 0,137 | -36,4% | +0,1%

Serviços: 0,207 | 0,227 | +9,5% | +10,4%

Outras atividades: 0,357 | 0,279 | -22,1% | +5,6%

Total Grupo: 1, 887 | 1, 791 | -5,1% | +4,8%

(1) Tendo em conta perímetro e câmbio constantes.

O volume de negócios do 1° trimestre de 2008 leva em conta os seguintes elementos.: Os efeitos da estratégia de reorientação das atividades profissionais da Hotelaria e dos Serviços (cessões de Go Voyages, da Restauração Coletiva em Itália e de Red Roof Inn) e da estratégia de adaptação dos modos de detenção (estratégia de "Asset Right"), que tiveram um impacto negativo no volume de negócios do 1° trimestre de -11,0% | . Os efeitos da política de desenvolvimento do Grupo, que contribui positivamente para o volume de negócios em +3,0% | . Os efeitos de câmbio que pesam negativamente em -1,8% sobre o volume de negócios desse período, tendo em conta o valorização do euro frente ao dólar, à libra e à maioria das moedas sul-americanas. | O forte avanço, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, das atividades do Grupo: +4,8% no primeiro trimestre de 2008

Serviços: +10,4% em dados comparáveis - O volume de negócios da atividade Serviços registra um aumento de +9,5% em dados publicados no primeiro trimestre de 2008. Se considerarmos perímetro e taxa cambial constantes, o aumento é de +10,4%. Com reprocessamento, tendo em conta os efeitos da perda do contrato de Ticket Services na Bélgica e da supressão progressiva da vantagem fiscal na Argentina, o volume de negócios dos Serviços regista um aumento de +12,6%.

A política de crescimento externo possibilitou um volume de negócios suplementar de +4,5%. Em contrapartida, os efeitos cambiais, principalmente devidos à depreciação das moedas latino-americanas, tiveram impacto negativo no volume de negócios de -2,3%.

Na Europa, o volume de negócios, tendo em conta perímetro e taxa de câmbio constantes, aumentou em +9,5%. Na França, o aumento foi de +14,2% em dados comparáveis, após a implementação de um plano de ação específico com vista ao aumento das vendas de tickets restaurante. O Reino Unido registou uma aumento de +13,3% do seu volume de negócios, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes.

Na Bélgica, com reprocessamento pela perda do contrato da Onem, o aumento do volume de negócios belga é de +14,4% contra –13,8% em dados brutos.

Na América Latina, o crescimento do volume de negócios foi de +10,6% em dados comparáveis. Após um período de crescimento limitado em 2007 (+0,4%), o volume de negócios do Brasil volta a registar aumento, com desempenho de +5,1%, ao passo que os outros países da América Latina registam aumento de +16,9% dos seus volumes de negócios, em dados comparáveis. Na Argentina, o volume de negócios aumentou em +17,3%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes. As modificações efetuadas recentemente no âmbito fiscal, que deverão acarretar progressivamente uma redução de 10% da exoneração nos encargos sociais a cada dois meses, começaram a ter impacto negativo sobre o volume de negócios a contar do mês de Março de 2008.

Hotelaria: +3,7% em dados comparáveis.: No 1° trimestre de 2008, o volume de negócios da hotelaria foi de 1 286 bilhão de euros, registando uma diminuição de -2,8% relativamente ao volume de negócios do primeiro trimestre de 2007 (dados publicados). Este volume de negócios leva em conta: A cessão da Red Roof Inn e outras unidades hoteleiras no âmbito da adaptação dos modos de detenção hoteleiros (estratégia de "Asset Right"), que teve um impacto negativo no volume de negócios do 1° trimestre de -6,7%;

Os efeitos da política de desenvolvimento do Grupo (abertura de 4 600 quartos), que contribui positivamente para o volume de negócios em +2,7%;

Os efeitos de câmbio, que pesam negativamente em -2,5% sobre o volume de negócios desse período;

A expansão, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, das atividades do Grupo: +3,7%. A antecipação das férias de Páscoa de abril em 2007 para março em 2008, na maioria dos países europeus (principalmente na Alemanha, no Reino Unido, Benelux e Espanha) teve impacto negativo no volume de negócios da hotelaria de -1,4%. Com reprocessamento em virtude da antecipação das férias de Páscoa, o volume de negócios registou um aumento de +5,1%, refletindo um bom arranque do ano de 2008, na Europa.

Hotelaria de gama média e alta: +3,9% em dados comparáveis - Na hotelaria de gama média e alta o aumento do volume de negócios é de +3,9%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, no 1° trimestre (+5,7%, com reprocessamento em virtude da antecipação das férias de Páscoa em 2008).

A atividade registrou um bom desempenho na França, com +6,5% de alta do volume de negócios em dados comparáveis, graças a uma excelente performance das marcas Novotel e Mercure, ao passo que os desempenhos para a gama alta são mais contrastados no âmbito do reposicionamento das marcas Sofitel e Pullman.

A Alemanha regista um volume de negócios com diminuição de -4,3% no 1° trimestre de 2008 em dados comparáveis. Com reprocessamento em virtude do impacto particularmente significativo da antecipação das férias de Páscoa em 2008, o volume de negócios aumentou em +3,2%, sendo este desempenho comparável ao verificado em 2007.

O Reino Unido sofreu os mesmos efeitos: um volume de negócios com aumento de +5,8%, fora o impacto das férias escolares, contra +3,3% em dados brutos.

Hotelaria econômica (fora Estados Unidos): +5,3% em dados comparáveis - O volume de negócios da hotelaria econômica registrou um aumento de +5,3%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, no 1° trimestre de 2008 (+6,8%, após reprocessamento em virtude da antecipação das férias de Páscoa em 2008).

A França registou um excelente início de ano em 2008 (+4,9% de crescimento de volume de negócios em dados comparáveis), devido principalmente ao bom desempenho da marca Ibis (RevPAR com aumento de +6,8%).

A antecipação das férias de Páscoa em 2008 também teve um impacto significativo nos principais países da Europa. Na Alemanha, o volume de negócios registou uma baixa de -0,2% (+5,6%, com reprocessamento em virtude desta antecipação). No Reino Unido foi verificado um aumento de +7,0%, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, e de +11,3% fora efeitos do calendário.

Hotelaria econômica Estados Unidos: +0,1% em dados comparáveis - A atividade, tendo em conta perímetro e taxa cambial constantes, de Motel 6 registou um aumento de +0,1% no 1° trimestre de 2008, refletindo uma situação econômica mais difícil nos Estados Unidos, bem como o aumento do preço da gasolina, que prejudica a clientela de lazer dos hotéis Motel 6.

A diminuição de -36,4% do volume de negócios publicado da repartição durante esse período é explicada, por um lado, pela cessão da Red Roof Inn em agosto de 2007 (impacto negativo de 60 milhões de euros de volume de negócios durante esse período) e, por outro lado, pela depreciação do dólar.

Operações e acontecimentos importantes durante este período - A Accor Services adquiriu 62% do capital da Motivano UK, líder de soluções de gestão em linha de vantagens aos assalariados.

No âmbito da sua estratégia de desenvolvimento, a Accor Services adquiriu, no início de janeiro de 2008, 62% da Motivano UK, empresa líder em soluções de gestão de vantagens para os assalariados. A Accor Services comprou a participação da empresa de capital-risco GeoCapital Partners. A equipe de direção atual da Motivano UK permanece sendo acionista com 38% de participação. Esta transação, de média envergadura, permitirá produzir um retorno de capital aplicado (ROCE) da ordem de 20% em 2010.

Cessão completa da restauração Colectiva no Brasil - No âmbito da sua estratégia de reorientação das suas duas atividades profissionais, os Serviços e a Hotelaria, a Accor anunciou, no 1° trimestre de 2008, a cessão ao Grupo Compass da sua participação residual de 50% na atividade de Restauração Colectiva no Brasil. Em 1998, a Compass já havia comprado 50% desta actividade junto da Accor.

Descrição geral da situação financeira e dos resultados.: Efeitos de perímetro: Desenvolvimento

Na área de Serviços, o crescimento externo, que corresponde aos objetivos do Grupo a médio prazo, contribuiu positivamente com um aumento de +4,5% do volume de negócios em fins de Março de 2008.

No setor da Hotelaria, o plano de desenvolvimento do Grupo prevê a abertura de 200 000 novos quartos entre 2006 e 2010. No 1° trimestre de 2008, o desenvolvimento contribuiu positivamente, com um aumento de +2,7% do volume de negócios, integrando, entre outros elementos, a abertura de 4 600 quartos nesse período.

Cessões: O montante da cessão da atividade de restauração coletiva no Brasil foi de 305 milhões de reais (cerca de 117 milhões de euros). A contribuição da Restauração Coletiva brasileira para o volume de negócios consolidado do Grupo Accor foi de 248 milhões de euros para o conjunto do ano de 2007.

Efeitos de câmbio: Os efeitos de câmbio pesaram em -1,8% sobre o volume de negócios do 1° trimestre, ou seja, 34,3 milhões de euros. A sensibilidade do Grupo às variações do dólar é avaliada em 8 milhões de euros de impacto sobre o Resultado antes de impostos e elementos não recorrentes para qualquer variação de dez centavos da taxa cambial do dólar contra o euro.

Accor, grupo mundial e líder europeu no setor da hotelaria, líder mundial na área de serviços às empresas e às autarquias públicas, está presente em cerca de 100 países, com 150 mil funcionários. Põe ao serviço dos seus clientes o know-how adquirido desde mais de 40 anos, nas suas duas grandes atividades profissionais:

A Hotelaria, com as marcas Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure, Suitehotel, Ibis, all seasons, Etap Hotel, Formule 1 e Motel 6, representando 4000 hotéis e cerca de 500 000 quartos em 90 países, bem como as suas atividades complementares, nomeadamente Lenôtre. Os serviços: 30 milhões de pessoas beneficiam em 40 países das prestações da Accor Services (recursos humanos, serviços de marketing, gestão de gastos profissionais).

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