Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2019 - 07:20

Festival da Diversidade Superar ensina surf para pessoas com deficiência


Mais de 100 pessoas realizaram as atividades na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A sétima edição do Festival da Diversidade Superar, que ocorreu no dia 19 de janeiro(sábado), no posto 2 da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, reuniu mais de 100 pessoas com o objetivo de promover a inclusão social e estimular a diversidade.

O festival realizado pelo Instituto Superar faz parte das ações do Projeto Respirar, idealizado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), que tem como uma de suas prerrogativas estatutárias promover campanhas educativas e fazer-se ouvir na organização de serviços e campanhas otorrinolaringológicas, organizando ações ligadas à Rinologia desde 2008. O Projeto Respirar conta com apoio da ADAPTSURF e da FQM, e contou com atividades esportivas abertas à participação do público.

O evento teve início às 8 horas, com a formação de uma grande roda, como um momento de integração. Em seguida foi anunciada pelo coordenador do Instituto Superar, Patrick de Souza Gonçalves, a primeira atividade: reconhecer objetos que estivessem na praia e que não pertenciam a natureza. Todos pegaram um saquinho e, juntos com os familiares ou acompanhantes, recolheram tampas, papel, plásticos, entre outros objetos encontrados e colocaram no lixo, como forma de preservar o meio ambiente.

Atividades como vôlei sentado, passa corda, futebol, entre outras brincadeiras também foram realizadas. Por último, foi a vez dos participantes terem aula de surf adaptado, ministradas pelo fundador da ADAPTSURF, Luiz Phelipe Nobre e pela coordenadora, Renata Machado, além de outros profissionais e voluntários.

O Projeto Festival da Diversidade surgiu em 2014 com a proposta de unir todas as modalidades de paradesporto do Instituto Superar, em um só dia e no mesmo evento, para que todos os alunos, atletas e professores pudessem estar juntos. “A praia é um lugar onde circula muita gente, e com isso, conseguimos apresentar a diversidade humana e a capacidade do ser humano como um todo”, explicou a diretora presidente do Instituto Superar, Carina Alves.

“É importante ressaltar também que nossa expertise compreende atividades fora do mar. Por isso, fizemos questão de contar com a parceria de uma instituição, como a ADAPTSURF, que tem know-how para a realização de atividades dentro d´água”, detalhou Carina.

A bicampeã mundial de surf adaptado, Fernanda Tolomei, também participou do festival e destacou a importância de eventos que acreditam na diversidade e na inclusão social como forma de transformação e valorização do ser humano. “A gente espera que essa corrente do bem cresça e que mais empresas possam apoiar eventos dessa natureza para que mais pessoas sejam beneficiadas”.

Francilene, mãe do Atleta Michael Douglas, e que há 10 anos faz parte do Instituto Superar falou sobre a transformação de seu filho. “Meu fiho era uma criança muito tímida e desde que entrou para o Instituto Superar se mostrou mais confiante e interativo com as outras crianças. Eu só tenho a agradecer”.

Também foi oferecido um café da manhã, além de ter sido distribuída uma sacola com toalhas para que os participantes pudessem usar após a aula. | https://www.projetorespirar.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira