Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2019 - 07:47

Dia Nacional da Mamografia

CON alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Instituído em 2013, o Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 5 de fevereiro. O objetivo da data é sensibilizar sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não-melanoma, correspondendo a cerca de 30% dos diagnósticos a cada ano.

Segundo a Dra. Daniela Amaral, oncologista clínica do CON - Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão, a possibilidade de cura varia de acordo com o diagnóstico precoce e com a extensão da doença. “A mamografia preventiva, ou de rastreamento, não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para a detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente, antes mesmo do autoexame. Nesse caso, as principais armas estão na informação e na mamografia, que deve ser realizada, anualmente, a partir dos 40 anos”, explica. Segundo a especialista, quando o paciente tiver histórico familiar para câncer de mama, a mamografia deve ser iniciada pelo menos 10 anos antes da idade em que o familiar apresentou a doença. “O câncer de mama, hoje, é um problema relevante em saúde pública. O conhecimento deve se estender a toda a população, principalmente a quem atua na área da saúde”, completa.

No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde realiza o exame de mamografia, através do Rio Imagem. O serviço é gratuito e pode ser realizado no Centro da cidade e em outros municípios. No entanto, nem todas as cidades do Estado possuem mamógrafo disponível na rede pública. “A dificuldade de deslocamento, entre outros fatores, acaba gerando uma alta taxa de desistência. Vale reforçar com as pacientes que confirmem a presença na data marcada, para garantir a utilização da vaga”, ressalta a oncologista. | www.con.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira