Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2019 - 07:26

Abimaq prevê crescimento do setor em até 6% da receita para 2019

Para a Associação de Máquinas e Equipamentos, a expectativa é de crescimento na demanda local em 10%, enquanto as exportações devem ficar estáveis.

A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apresentou em coletiva à imprensa em sua sede em São Paulo, no dia 29 de janeiro (terça-feira), os indicadores econômicos de dezembro com o fechamento do ano de 2018 com projeções e expectativas para 2019. Entre as projeções, o setor prevê avanço em até 6% da receita em relação ao ano passado com a manutenção do crescimento na receita total do setor puxadas, predominantemente, pelo mercado doméstico. A Associação acredita que o avanço deve vir da demanda local, que deve crescer 10%, enquanto as exportações devem ficar estáveis.

Após cinco anos consecutivos de queda na receita do setor fabricante de máquinas e equipamentos, que levou o setor a encolher 47% no período, 2018 encerrou com crescimento de 7% em relação a 2017. De maneira geral, o crescimento observado nas vendas se deu predominantemente no mercado externo. Já quanto ao número de pessoas empregadas, em 2018, o setor retomou então o processo de contratações, após quatro anos ininterruptos de redução da mão de obra, e reempregou quase dez mil pessoas.

Os investimentos produtivos, medidos pelo consumo aparente — produção – exportação + importação — de máquinas e equipamentos, após quedas consecutivas nos últimos quatro anos, registrou, em 2018 crescimento de 13,4%. Este saldo positivo é considerado pela Abimaq um bom indicativo de que as expectativas são de aumento mais intenso do consumo, uma vez que o cenário é de fraca recuperação da atividade econômica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira