Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2008 - 09:46

Projeto piloto do Programa Oficina do Futuro para pessoas com deficiência entrega certificados de cursos na área de Tecnologia da Informação

Alunos com deficiências auditiva e física fizeram cursos gratuitos de capacitação de mão-de-obra ministrados pelo Instituto de Pesquisas Eldorado e estão aptos para ingressar no mercado de trabalho.

Campinas – Em 16 de abril (quarta-feira), foi muito especial para 19 pessoas com deficiência auditiva ou física. Neste dia foi realizada no anfiteatro do condomínio Polis de Tecnologia a cerimônia de entrega de certificados aos concluintes dos cursos Processo de Manufatura e Soluções em TI.

O evento, cercado de muita emoção e alegria, reuniu alunos e familiares, além de instrutores e colaboradores do Instituto de Pesquisas Eldorado, referência em pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações. Para a imensa maioria deles, a conclusão do curso significa a superação de obstáculos, aliada à integração social e abertura de novas oportunidades de trabalho em um setor carente de mão-de-obra especializada.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom), cerca de 40 mil vagas de emprego no segmento de tecnologia da informação ficam abertas anualmente no país e o principal motivo é justamente a falta de capacitação técnica dos candidatos. Só na região de Campinas, estima-se que existam mais de 50 mil pessoas com deficiência, que devidamente qualificados, podem atuar nesse segmento.

Os cursos de capacitação fazem parte do projeto piloto Oficina do Futuro – Pessoas com Deficiência (PcD) – A competência faz a diferença. A iniciativa é um desdobramento do programa criado em 2004 (www.oficinadofuturo.org.br). O objetivo do Eldorado é incentivar a inclusão social de pessoas com deficiência e ampliar a oferta de mão-de-obra para o mercado de TI.

A iniciativa já começa a render frutos para alguns alunos, que já conseguiram uma colocação na área, e também para o Eldorado que apresentou, no início de abril, em um workshop os resultados do projeto piloto Oficina do Futuro – Pessoas com Deficiência (PcD) – A competência faz a diferença.

O evento reuniu representantes de empresas e entidades interessadas em apoiar a iniciativa, como IBM, Bosch, Dell, Magnetii Marelli, BRQ, Venturus, CIEE/Campinas, GTCON, CVI/Campinas, Moreira & Puntel e a ONG Ver e Voz Indivíduo, além do Instituto Aprender de São Paulo e a EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, vinculada à Secretaria de Transportes, que já foram parceiras no projeto piloto.

Representaram o Eldorado o superintendente da organização, Arthur Catto, além de gerentes executivos, profissionais envolvidos diretamente no Programa Oficina do Futuro. O workshop começou com apresentação dos estágios de formulação e concepção do projeto, que contou com uma pesquisa realizada junto a 18 empresas da Região Metropolitana de Campinas na área de TI. Luis Rogério Gomes de Almeida, gerente do Departamento de Educação do Eldorado, apresentou também os resultados obtidos nas duas primeiras turmas do projeto piloto.

O projeto piloto do Programa Oficina do Futuro reuniu 19 pessoas com deficiências auditiva e de mobilidade. Elas foram separadas em duas equipes: a primeira delas, composta por 12 alunos, assistiu ao curso Processo de Manufatura e a outra, com sete integrantes, ao curso Soluções em TI.

As experiências práticas vivenciadas para realização desses cursos foram apresentadas e debatidas. O intuito foi destacar os resultados do projeto piloto e os desafios para a continuidade da iniciativa, que dependerá do apoio de empresas interessadas em integrar o programa para cumprir a Lei de Cotas de pessoas com deficiência.

No encerramento, o representante da EMDEC, Mário José da Silva, fez uma exposição sobre o Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), que atende a pessoas com deficiência física. Assim sendo, o evento contou com diferentes atores sociais que, de alguma forma, se relacionam com a temática das pessoas com deficiência e firmaram o compromisso de continuar trabalhando para que esse segmento populacional se insira, com qualidade e por sua competência técnica, no mercado de trabalho.

Eldorado - O Instituto de Pesquisas Eldorado (www.eldorado.org.br) é uma associação civil sem fins econômicos fundada em dezembro de 1997, em Campinas, interior de São Paulo.

Em operação desde março de 1999, conta com sistemas de gestão e processos técnico-administrativos altamente qualificados em âmbito internacional (ISO9001, CMMI 3, ISO17025 e ISO14001), que favorecem a competitividade do Eldorado e o tornam uma das organizações que mais crescem no país na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Eldorado tem como missão maximizar os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento de seus clientes e parceiros, realizando projetos de inovação e evolução tecnológica, capacitação profissional e serviços de alto valor agregado, contribuindo para a consolidação da rede brasileira de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira