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07/02/2019 - 08:04

Perfil do consumidor e seus hábitos impactam na compra online

Pesquisa TG.Net, da Kantar Ibope Media, aponta as diferenças entre os consumidores empolgados e conscientes no e-commerce.

O acesso à internet vem popularizando a compra online no dia a dia dos brasileiros. Para compreender ainda mais a jornada desse consumidor, a Kantar IBOPE Media aprimorou a sua pesquisa TG.Net, que aborda os hábitos e comportamentos dos internautas, com novos perfis de segmentação de público. De acordo com a mais recente onda do levantamento, os consumidores "empolgados", aqueles que realizam compras por impulso, por exemplo, representam 19% dos internautas e gastam, em média, R$ 1.083 com compras online a cada três meses. Na média da população, o ticket de gastos online fica em R$ 661 a cada 3 meses. Ainda segundo a pesquisa, 57% dos empolgados observam com frequência os anúncios na internet (49% na média da população) e 59% concordam preferir ver publicidade online relacionada ao conteúdo dos sites acessados (44% na média da população).

Já confiança e preferência por sites conhecidos são características dos compradores classificados na pesquisa como "conscientes". Este grupo, distinto em relação ao empolgados, também representa 19% dos internautas e é composto por pessoas que pesquisam preço, são atentos a valores de frete e costumam comprar em sites populares. Dentre os conscientes, 85% acessam a internet enquanto veem televisão e, dentre esses, 31% costumam pesquisar na web os produtos que viram anunciados na TV. Além disso, seus gastos no e-commerce são ligeiramente menores do que a média da população: R$ 646 a cada três meses.

"Vivemos em um novo momento do consumo, no qual a tecnologia gera grande impacto no nosso cotidiano e novos hábitos estão se consolidando. Compreender o seu consumidor e entender como ele reage a uma propaganda, como se comporta na internet, o que ele gosta de fazer enquanto pensa no seu produto, entre outros hábitos, são informações primordiais, que vão além do simples monitoramento de atividade", explica Paulo Arruda, diretor comercial digital da Kantar IBOPE Media.

Publicidade no e-commerce — Nos últimos cinco anos, os esforços em publicidade para a venda de produtos online aumentaram 161%. De janeiro a novembro de 2018, os investimentos em compra de espaço publicitário para e-commerce chegaram a R$ 6,7 milhões, enquanto que, em 2014, somavam R$ 2,6 milhões. A TV recebeu a maior fatia (57,2%), seguida por display (20,8%) e links patrocinados (18,3%).

Paralelamente ao crescimento do espaço publicitário no período, a confiança do consumidor também aumentou. "Em 2014, 31% das pessoas confiavam em comprar na internet usando o cartão de crédito. Em 2018, foram 41%. Além disso, 45% das pessoas preferem comprar de marcas conhecidas na internet, frente a 39%, em 2014, o que reforça a importância da publicidade para a construção das marcas das lojas online", afirma o executivo.

Dispositivos móveis e compras online — O uso de dispositivos móveis também é muito relevante entre os participantes da pesquisa. Entre os internautas, 53% concordam que não podem viver sem internet no celular. Dentre os compradores conscientes, 60% concordam com esta afirmação e 64% dos empolgados têm a mesma opinião.

O levantamento mostra que, tanto os consumidores empolgados quanto os conscientes gastam mais no e-commerce pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets, do que em compras por computadores e notebooks. O primeiro grupo gastou cerca de R$ 721, em três meses, em compras por celulares e tablets e R$ 598 nos demais aparelhos. Enquanto o segundo grupo gastou, em média, R$637 em compras por aparelhos móveis e R$ 564 por computadores e notebooks.

Empolgados compram mais alimentos e conscientes mais roupas e joias — O perfil de produtos preferidos dos compradores empolgados também difere em relação ao dos consumidores conscientes. Os primeiros compram mais alimentos, produtos de tecnologia de uso pessoal (câmeras, consoles de jogos portáteis, etc.) e vestuário/joias. Já, as categorias de produtos preferidas dos conscientes se assemelham mais às dos internautas em geral: vestuário/joias, livros, e cosméticos/produtos de saúde e beleza.

A última onda da TG.Net foi realizada entre julho e agosto de 2018, com mais de 3 mil internautas de 15 a 75 anos em diversas regiões brasileiras.

A Kantar Ibope Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar - braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação - a Kantar Ibope Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos. | www.kantaribopemedia.com

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