Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2019 - 07:50

Renovação das concessões de ferrovias significará mais de R$ 25 bilhões em investimentos


Neste bimestre, devem ser realizadas audiências públicas da MRS e da FCA. No período, a ANTT deve entregar os relatórios de duas audiências já realizadas: EFC e EFVM.

Desde o período de início do processo de concessão das ferrovias de carga, na década de 1990, o modal não atravessa um período tão positivo. A renovação antecipada das concessões de cinco ferrovias de carga dará um importante impulso ao setor.

Segundo estimativas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com as renovações dos contratos, a expectativa é que sejam investidos R$ 25 bilhões em cinco anos. Isso significará inúmeras obras voltadas para a expansão da capacidade da malha, por meio de duplicações de vias, contornos, além da construção e ampliação de pátios e terminais, e a consequente elevação do volume de carga transportada e o aumento das exportações brasileiras.

Esses investimentos impactarão significativamente os fornecedores do setor. Apenas em material rodante, a ANTF estima a aquisição de 715 locomotivas e 8.580 vagões nos primeiros anos pós-assinatura dos termos aditivos contratuais.

Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu um novo calendário para a renovação das concessões. Em fevereiro, serão abertos os prazos para abertura das audiências públicas para debater os processos da MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI Logística. Três ferrovias já tiveram audiências públicas: Rumo Malha Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas, sendo que as duas últimas, operadas pela Vale, devem ter divulgados ainda neste bimestre os relatórios finais sobre as contribuições das audiências públicas.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, as renovações darão um importante impulso à indústria ferroviária. Segundo ele, no Brasil as empresas têm capacidade instalada para fabricação de 12.000 vagões de carga e 250 locomotivas anualmente.

É nesse cenário próspero que vai a acontecer a 21ª NT Expo - Negócios nos Trilhos, principal encontro do setor metroferroviário da América do Sul, que estreará em outro pavilhão, o São Paulo Expo, — e também terá nova data: de 19 a 21 de março. O evento congrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. A dois meses da exposição, 100% de sua área já foi vendida.

“Com o evento realizado em março, a plataforma de negócios estará mais adequada aos calendários nacional e internacional. Além disso, a NT Expo acontecerá simultaneamente à Intermodal South America, o que irá beneficiar os dois mercados”, destaca a nova gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves.

. NT Expo - 21ª Negócios nos Trilhos, de 19 a 21 de março, das 13h às 21h, no São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo (SP). | www.ntexpo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira